Plano de desenvolvimento de carreira: por que elaborar um?

Elaborar um plano de desenvolvimento de carreira é essencial para quem quer ter sucesso profissionalmente. O processo requer bastante paciência, foco e determinação, mas os resultados gerados pela dedicação são muito relevantes para profissionais que desejam alcançar seus objetivos.

Segundo Matta e Victoria (2015), a evolução profissional acontece de forma mais rápida para colaboradores que são orientados para resultados, possuem visão estratégica e sabem se conectar com outras pessoas.

Mas, infelizmente, nem sempre essas características se destacam, porque muitos deles possuem um nível baixo de autoeficácia: palavra definida por Albert Bandura, pesquisador da Universidade de Stanford, como a “crença do indivíduo em sua capacidade de organizar e executar as ações requeridas para lidar com as situações futuras”.

Quando o profissional tem baixa autoeficácia, possui dificuldades em começar e concluir as atividades que se compromete a fazer. Porém, ao elaborar um plano de desenvolvimento de carreira para trabalhar esse fator, consegue aumentar a própria capacidade para desempenhar suas tarefas.

Os autores explicam que esse plano pode ser compreendido a partir da Teoria Sociocognitiva de Carreira (SCCT). Esse estudo, que foi realizado com base na Teoria Sociocognitiva de Bandura, leva em consideração uma estrutura com três etapas: autoeficácia,  expectativas de resultados e objetivos.

A autoeficácia pode ser estimulada por meio de lembranças de realizações positivas que tivemos durante a vida, aumentando a autoconfiança em relação à nossa capacidade de alcançar objetivos. Com isso, na segunda etapa, o alto nível de autoeficácia eleva nossas expectativas e motivações em relação às ações que desejamos realizar.

Por fim, a terceira fase visa descobrir onde estamos e onde desejamos chegar. A partir do panorama sobre a vida profissional no presente, identificamos os nossos objetivos e temos mais determinação para evoluir na carreira.

Além de aumentar a autoeficácia e a motivação, o plano de desenvolvimento de carreira é um dos meios mais eficazes de potencializar as características relacionadas à liderança e incentivar o profissional a chegar mais longe em tudo que se compromete a fazer.

 

Referência:

MATTA, Villela da. VICTORIA, Flora. Livro de Metodologia: Career Coaching. São Paulo: SBCOACHING Publishing, 2015.

 


Wilson de Menezes Cyrillo formado em economia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e pós-graduado em Engenharia Econômica, Marketing, Recursos Humanos e Gestão Estratégica de Serviços.Atualmente é Mastercoach pela Sociedade Brasileira de Coaching nas áreas de Gestão de Carreira, Psicologia Positiva, Executive Coach, Mentoring e MBA ONE DAY.

 

 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.