Os mitos e as verdades sobre o dente do siso

Nesta quinta-feira, 25, é comemorado o Dia do Dentista no Brasil. A data também é marcada como o Dia da Saúde Bucal. O dia 25 de outubro foi escolhido porque faz menção ao Decreto-Lei 9.311, assinado nesta mesma data em 1884. Este documento mudou o rumo da odontologia no território nacional.

Você já deve ter ouvido falar muitas coisas a respeito do dente siso, certo? Aproveitando esta data comemorativa e buscando esclarecer algumas dúvidas, conversamos com a dentista Bárbara Machado, odontologista graduada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), para saber o que é verdade e o que é mentira quando o assunto é o dente do juízo.

Os dentes do siso, popularmente conhecidos como “dentes do juízo”, são os últimos molares de cada lado dos maxilares. Eles podem ser extremamente incômodos para a maioria das pessoas. Esses dentes são os últimos a nascer, geralmente entre os 16 e 20 anos de idade. Tal fato pode fazer com que eles fiquem inclusos (dentes presos embaixo da gengiva por outros dentes ou osso), o que pode causar inchaço ou dor.

Os dentes do siso que nascem parcialmente ou mal posicionados também podem causar outros problemas. Antes dos 20 anos de idade, os dentes têm raízes em menor estágio de desenvolvimento e ao serem removidos nesse período eles causam menos complicações.

MITOS E VERDADE

– É VERDADE QUE ALGUMAS PESSOAS JÁ NASCEM SEM O DENTE SISO

“Não é raro que algumas pessoas já nasçam sem os dentes sisos, e o mesmo pode acontecer com qualquer outro dente. Atualmente, há estudos comprovando que a falta do siso faz parte da evolução humana”

– É MITO QUE TODOS QUE TÊM O DENTE SISO PRECISAM TIRÁ-LO

Nem todos precisam tirar o siso, porém há recomendações para a sua retirada quando ele prejudica outros dentes ou não está em uma posição adequada na arcada dentária, por exemplo”

– TAMBÉM É MITO QUE O SISO É UM DENTE MAIS FÁCIL DE EXTRAIR DO QUE OS OUTROS

“O grau de dificuldade varia de acordo com o dente, só pelo fato de se tratar de um siso não define a dificuldade da extração. Porém, ele pode ser mais complexo devido à sua posição, e não simplesmente por ser um siso”

– OUTRO MITO ACERCA DO DENTE SISO É QUE ELE DESALINHA OS DEMAIS DENTES

“Quando erupcionado em posição correta e tendo espaço para tal erupção, o siso não provoca desalinhamento dos demais”

 – É VERDADE QUE OS SISOS INCLUSOS PODEM PROVOCAR PERDA ÓSSEA

“É verdade, porém acontece muito raramente. Isso só ocorre se o paciente tiver algum tumor ou doença periodontal associados ao dente em questão”

– TAMBÉM É VERDADE QUE A EXTRAÇÃO DO SISO É MAIS VANTAJOSA EM PACIENTES JOVENS

“A cirurgia, quando realizada em pacientes jovens, oferece menos complicações quando comparada aos idosos, pois esses normalmente não apresentam doenças, como hipertensão ou diabetes, que são mais comuns em pessoas mais velhas”

– É MITO QUE O DENTE SISO JÁ ESTÁ SUJEITO A CÁRIES

“A cárie é acarretada por múltiplos fatores e o dente por si só não é um deles”

– É MITO QUE O DENTE SISO É SEMPRE MAIOR QUE OS OUTROS

“O siso é um dente muito variável, apresentando diversas características quanto à forma, ao tamanho e ao número de raízes”

– É MITO QUE QUEM EXTRAI UM SISO PRECISA EXTRAIR TODOS OS OUTROS

“A necessidade da extração varia de dente para dente. Pode ser que um precise extrair e o outro não”

– É VERDADE QUE É PRECISO FAZER REPOUSO DEPOIS DA RETIRADA DO SISO

“Para toda extração, é necessário um tempo de repouso de acordo com a complexidade da cirurgia”




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.