A estreia do futsal brasileiro em uma competição olímpica não poderia ter sido melhor. Nesta quinta-feira, dia 18, a seleção nacional fez história ao conquistar a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018. Com a presença da jogadora Marta – eleita seis vezes a melhor do mundo – na torcida, o país derrotou a Rússia por 4 a 1, no ginásio montado no Tecnópolis, na capital argentina. Assim, o Time Brasil encerrou sua participação nos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018 com 15 medalhas, sendo duas de ouro, quatro de prata e nove de bronze.
“É a melhor sensação do mundo. Medalha olímpica, né? E é ouro! A torcida nos apoiou desde o primeiro jogo até o final e essa vitória foi pra eles. Agora vamos comemorar”, afirmou Breno.
A oportunidade inédita de vivenciar o ambiente olímpico também foi um dos motivos de celebração da equipe brasileira.
“O futsal brasileiro venceu. Foi um experiência incrível para os atletas vivenciarem o ambiente olímpico. Agradeço ao COB por todo o apoio e estrutura. É um resultado muito importante para nossa modalidade”, afirmou o treinador Daniel Junior.
O Brasil começou com tudo. Com apenas um minuto de jogo, a equipe verde e amarela já havia chutado três vezes a gol. Logo depois, uma bola na trave, e aos dois minutos, em um lance inacreditável, o russo Danil Karpiuk chutou contra a própria meta sem chances para o goleiro Subbotin. Mesmo com o 1 a 0 no placar, o Brasil continuou marcando em cima, não deixando o adversário respirar. O jogo ficou mais equilibrado e terminou empatado no primeiro tempo.
Logo no início do segundo tempo, aos 55s, Breno ampliou para o Brasil, e, aos oito minutos, Matheus Moura fez o terceiro, sem goleiro, já que a Rússia utilizava o goleiro linha no momento.
A seleção russa ainda diminuiu, aos 18m33s, com Samusenko, e, nos segundos finais, o goleiro brasileiro Françoar acertou um chute que atravessou toda a quadra para fazer o gol da medalha dourada. A medalha de bronze ficou com o Egito, que venceu a Argentina por 5 a 4.
“Estou muito feliz. Batalhamos muito, conseguimos os gols e superamos o goleiro-linha deles. E ainda no final fiz o gol, graças a Deus a medalha é nossa”, vibrou o goleiro Françoar, autor do gol do título.
No pódio, os brasileiros homenagearam os “Javalis Selvagens”, nome do time de futebol dos meninos tailandeses que ficaram presos em uma caverna, com quem os brasileiros se encontraram no início da competição, na Vila Olímpica. Ao receberam as medalhas, os brasileiros fizeram um símbolo com as mãos, que significa “Unidos com o Coração”, marca registrada dos “Javalis Selvagens”
A campanha do Brasil:
Fase de grupo:
Brasil 6 x 1 Rússia
Brasil 4 x 0 Irã
Brasil 6 x 2 Costa Rica
Quartas de final
Brasil 9 x 1 Ilhas Salomão
Semifinal
Argentina 2 x 3 Brasil
Final
Brasil 4 x 1 Rússia
Fonte: COB