Acervo do Museu Ferroviário é reaberto para visitação

Depois de passar por manutenção, o acervo do Museu Ferroviário de Juiz de Fora (Avenida Brasil 2001 – Centro) foi reaberto nesta segunda-feira, 8, com programação especial para o público infantil. As atividades previstas incluíram visita guiada voltada para assistidos do Instituto de Mediação Psicologia e Pesquisa (Imepp) e com crianças inscritas no projeto “Patrulhinha da Memória”, além de uma festa para comemorar o Dia das Crianças, organizada pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Juiz de Fora, em parceria com a Sociedade Beneficente Mão Amiga.

Conforme o diretor do Museu Ferroviário, Luiz Fernando Priamo, as intervenções realizadas no equipamento cultural vão tornar as visitas mais atraentes para o público. “O Museu, que acaba de completar 15 anos, ganhou nova identidade visual, trazendo uma cara moderna e didática para as salas do acervo. Também trabalhamos com a atualização das informações, a manutenção de peças, a pintura das salas e a produção de um folder institucional”, explica.

As intervenções fazem parte da estratégia da coordenação de aproximar o equipamento cultural do público, incentivando a ocupação saudável e democrática e fortalecendo o vínculo afetivo do espaço com a cidade. Conforme Priamo, o número de visitantes saltou de dois mil, em 2016, para dez mil, em 2017, e a ideia é melhorar ainda mais o desempenho neste ano.

“Essa meta foi reforçada recentemente, com a chegada de oito bolsistas, por meio do projeto de extensão “Ações Educativas no Museu Ferroviário”, mantido pela UFJF. São estudantes de turismo, arquitetura, ciências sociais e ciências humanas, que contribuirão para a montagem de um setor educativo”.

O Museu Ferroviário tem como objetivo registrar, preservar e expor a história da ferrovia, demonstrando sua relação com a memória de Juiz de Fora e região. Além das salas expositivas, possui anfiteatro, salas multimeios e plataforma, espaços que agregam ações culturais promovidas pelo próprio museu e por artistas e grupos culturais. O equipamento está consolidado como núcleo de formação, com aulas diárias, atendendo diferentes faixas etárias, sendo, ainda, um espaço de produção artística, que promove e irradia cultura.

O acervo fica aberto à visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. Nos fins de semana, o funcionamento varia conforme a programação, que é informada previamente por meio do portal da Prefeitura de Juiz de Fora e nas redes sociais do Museu Ferroviário e da Funalfa.

Programação:

Segunda-feira | Dia 8
– 14h – Visita guiada e piquenique com atendidos pelo Imepp – aproximadamente 30 participantes com alguma deficiência intelectual.

Terça –feira | Dia 9
– 8h30 e 14h30 – “Patrulhinha da Memória” – circuito de visitação pelo centro histórico da cidade, com crianças de 6 a 11 anos
– 14h – Visita guiada com as turmas do 7° e 8° anos da E. M. Dr. Paulo Japiassu.

Quarta-feira | Dia 10
– 8h30 e 14h30 – “Patrulhinha da Memória” – circuito de visitação pelo centro histórico da cidade, com crianças de 6 a 11 anos

Quinta-feira | Dia 11
– 14 às 16 horas – Ação do Dia das Crianças, promovida pelo Bem Comum, projeto da Secretaria de Comunicação Social (SCS) da Prefeitura de Juiz de Fora, com meninas e meninos atendidos pela Casa de Acolhimento Amigos Mãos Abertas (AMA). Além da visita ao acervo, haverá show de mágica, exibição de filme e lanche na Plataforma do Museu.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.