A dissertação de mestrado da acadêmica Liliane Oliveira analisou o jornalismo nas redes sociais, tendo como foco o Twitter. Para entender se os 280 caracteres dificultam ou potencializam as notícias desse meio, a pesquisadora utilizou perfis no Twitter de dois canais de informação com diferentes perspectivas: o jornal O Globo, condicionado a uma empresa tradicional hegemônica, e o Jornalistas Livres, uma mídia independente. A pesquisa foi realizada e apresentada no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Uma das revelações do estudo mostra que os 280 caracteres do Twitter não limitam o alcance da notícia e o que realmente influencia a maneira como cada meio utiliza esse espaço. Além disso, a acadêmica percebeu que a interatividade do canal com os interagentes é fundamental. A pesquisa aponta, ainda, que a notícia dentro do Twitter é criada a partir de elementos estéticos, como explica Liliane: “são elementos que adequam a notícia aquele espaço: hipertextualidade, multimidialidade, interatividade, ubiquidade, e instantaneidade. A partir desses elementos, é construída a experiência estética com o interagente a partir do conteúdo mais imersivo da rede.”
A professora orientadora, Soraya Maria Ferreira Vieira, ressalta que o assunto estudado é muito atual, principalmente por se tratar da convergência de mídias. Nesse contexto, ela destaca a importância do trabalho: “é um ganho dentro da comunidade acadêmica e dentro do contexto dos jornalistas , pois auxilia a percepção de como os procedimentos dessa área de conhecimento teórico e prático afetam também a estética.”
Fonte: Assessoria UFJF