Projeto busca inserir deficiente visual no mercado de trabalho

Visando a inserção dos deficientes visuais no mercado de trabalho, a Associação dos Cegos de Juiz de Fora lançou um projeto piloto, através da capacitação da Rede Cidadã. O Supermercado Bahamas abraçou a causa, acolhendo esses novos profissionais no mercado. Cerca de cinco pessoas já começaram a trabalhar.

A assistente social da instituição e responsável pelo projeto, Maria Rachel Miranda, disse que há três anos percebeu o interesse neles em exercerem seus direitos de trabalharem, vendo no projeto uma forma de quebrar o preconceito e as barreiras existentes dentro do mercado. “Infelizmente, muitos empresários acreditam que eles não sejam produtivos. Apesar de mandarem ofícios para a associação oferecendo vagas de emprego, quando eu os encaminhava, eles diziam que não podiam ser deficiente visual, que era só para constar que ofereceram a vaga para o Ministério do Trabalho”, explicou.

O projeto se desenvolve da mesma forma como o programa “menor aprendiz”, apenas não tendo idade específica para participar. A capacitação acontece uma vez por semana, na Associação dos Cegos, e nos outros quatro dias, o treinamento acontece já dentro da empresa. O programa ainda garante o benefício da Lei de Amparo de Assistência Social (LOAS).

“Isso representa derrubar barreiras, porque a sociedade, infelizmente, tem preconceito, mas é devido à falta de esclarecimento. O deficiente visual tem todos os outros sentidos preservados, sendo um ganho para a sociedade à medida que vão abrindo a cabeça para este modo de vida”, destacou Miranda, ressaltando que eles apenas estão exercendo o seu direito de trabalhar e se inserirem na sociedade.

Muitos integrantes da associação estão na espera de conseguirem fazer parte deste programa. Como existe ainda pouca disponibilidade de vagas, a assistente social pede que outras empresas se envolvam pela causa e abram suas portas para esses novos profissionais. “Peço que os empresários dêem mais oportunidades para essas pessoas, pois não é porque eles possuem uma deficiência, que sejam completamente incapazes”, ressaltou.

 

 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.