Na sua 24ª edição, a tradicional Festa Alemã está prevista para acontecer entre os dias 13 e 23 de setembro, mas, antes, passará novamente por vistorias pelo Corpo de Bombeiros, marcada para esta quarta-feira, 12.
O evento que ocorreria entre os dias 6 e 16 de setembro, teve de ser adiado devido às inconformidades de algumas exigências de segurança, conforme a Lei 14.130/2001, de prevenção contra incêndio e pânico em espaços de uso coletivo. Segundo o coordenador geral da DeutschesFest, Salcio Del Duca, todas as orientações e sugestões já foram providenciadas para que a festa aconteça nesta semana. “Nós estamos agora em uma normalidade do protocolo de realização de eventos. Nós montamos o evento dentro das normas da Lei que o estado prevê, o Corpo de Bombeiros vai fazer novamente a vistoria e logo a festa será realizada”, explicou.
O horário da vistoria ainda não foi confirmado, mas de acordo com o Salcio, deve ser realizada na parte da tarde.
DeutschesFest- Festa Alemã 2018
Tradicionalmente realizado no bairro Borboleta, o evento comemora os 160 anos da imigração dos povos germânicos a Juiz de Fora por meio de apresentações culturais do país europeu com danças, músicas folclóricas, comida típica e muito chopp. A entrada é franca.
Entre os destaques está o lançamento do livro “As cervejarias de imigrantes alemães e teuto-brasileiros em Juiz de Fora: Pioneirismo da produção cervejeira em Minas Gerais”, de Jakeline Lisboa e Salcio Del Duca; as apresentações dos grupos folclóricos Alemães do Rio de Janeiro e Espírito Santo; além da estreia do quarteto “Heimatland” do bairro Borboleta.
“A Festa Alemã é construída sobre o alicerce comunitário. Este alicerce tem como base as famílias. Elas trabalham anualmente para manter estas tradições, seja no dia a dia ou no final de semana”, ressaltou Duca.
Nesta edição, assim como foi nos últimos dois, a festa irá acontecer na rua José Lourenço (Schuchter), no bairro Borboleta, na região Cidade Alta. A mudança e a permanência para a via foi uma forma de expandir a festa e garantir segurança e conforto à população, segundo o coordenador.
Bairro alemão
Recentemente, um projeto de lei de autoria do vereador Wanderson Castelar, que reconhece o bairro Borboleta como um bairro alemão em Juiz de Fora, foi sancionado pelo prefeito Antônio Almas.
O projeto teve como objetivo sublinhar a identificação histórica cultural do bairro e reconhecer o esforço comunitário para a preservação de suas origens. No dia 22, às 10h da manhã, será feito o lançamento da Pedra Fundamental do Pórtico de entrada no bairro Alemão.