A candidata para o cargo de governadora de Minas Gerais, Dirlene Marques (PSOL), esteve presente na cidade de Juiz de Fora, nessa quarta-feira, 22, em ritmo de campanha, e se reuniu com militantes da cidade com o intuito de discutirem e levantarem quais são os maiores problemas e necessidades da região.
“Nós estamos aprofundando nossas propostas a partir dessas discussões e dessas idas nas cidades. O outro objetivo é divulgar um pouco a campanha e conversar não só com a militância, mas com a população”, explicou a professora da UFMG.
Dentre as propostas da candidata é pensar na questão econômica. Segundo ela, o PSOL tem muita clareza de que o estado está em crise, assim como o resto do Brasil, mas justifica que essa situação se deve às opções que seus dirigentes tomam. “Uma coisa é você fazer uma opção em financiar as mineradoras e o agronegócio. Outra coisa é você pegar esses recursos que o estado tem e está no NBS e, no nosso caso, no BMG, e financiar outro tipo de produção”, ressaltou Dirlene, afirmando que o partido tem como idéia principal financiar outro tipo de produção.
Já a outra ideia é trabalhar com a chapa com quatro educadores: Dirlene Marques (UFMG) e sua vice, Sara Azevedo (professora da rede pública) para o cargo de governadoras; e Duda Salabert (professora da rede privada) e Túlio Lopes (UEMG) para o cargo de senadores.
Marques afirma que os quatro, por serem envolvidos na área educação, visão melhorias para este setor.
Por fim, Dirlene – a única candidata feminina disputando entre os sete homens para o cargo de governador do estado – ressaltou a importância da representação da mulher na política, dizendo que elas estão cada vez mais imponderadas e com mais condições de enfrentarem os espaços públicos e privados. “As mulheres já conseguem fazer debates, mas ainda não estão no espaço de poder. Nós temos que mostrar que as mulheres, que já são imponderadas, também têm condições de ocuparem esses espaços [político]”,
A candidata do PSOL ainda, no final da tarde, participou de um debate com alunos no colégio Apogeu de Juiz de Fora.