O movimento nas unidades de saúde para aplicação das doses de vacina contra sarampo e poliomielite foi pequeno na primeira semana da Campanha Nacional de Vacinação. Segundo informações do Setor de Imunização do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (Dvea) da Secretaria de Saúde (SS), de segunda a sexta-feira foram aplicadas 3.367 doses, sendo 1.668 contra a pólio e 1.699, sarampo, alcançando, respectivamente, 7,04% e 7,17% do público-alvo –crianças menores de cinco anos de idade.
Para a chefe do setor, Marcilene Costa, a baixa procura pode ser atribuída, em parte, aos dias frios e chuvosos que marcaram o início da semana passada: “Apelamos aos pais que levem seus filhos a um dos 65 postos disponíveis em toda a cidade. É muito importante que nossas crianças estejam imunizadas, para garantirmos, principalmente, o sarampo longe da nossa cidade.” Quem não puder ir durante a semana deve se programar para o próximo sábado, dia 18, “Dia D de Vacinação”.
Este ano, conforme orientação da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES/MG) e Ministério da Saúde (MS), todas as crianças menores de cinco anos devem tomar uma dose das vacinas, mesmo aquelas que já receberam as previstas no calendário vacinal.
Onde se vacinar
As vacinas estão disponíveis nas 63 unidades básicas de Saúde (UBSs), no Pronto Atendimento Médico (PAM-Marechal) e no Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente (DSCA). No “Dia D” serão montados três postos extras de vacinação em shoppings da cidade (Independência, Jardim Norte e Santa Cruz). A campanha, iniciada no dia 6, vai até dia 31.
Para maiores informações entre em contato com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde pelo número 3690-7389 ou 3690-7123.
Fonte: Prefeitura de Juiz de Fora