Agosto é marcado no calendário da saúde como o mês de conscientização sobre o aleitamento materno. Em parceria com a Secretaria de Comunicação Social (SCS), através do projeto “Bem Comum”, a Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora vai levar para o Calçadão da Rua Halfeld, nesta terça-feira, 14, a partir das 9 horas, uma tenda decorada com balões dourados e a equipe do Banco de Leite Humano, que vai orientar e tirar dúvidas de quem passar pelo local.
De acordo com a Coordenadora do Banco de Leite Humano de Juiz de Fora, Bernadete Monteiro, as ações realizadas no “Agosto Dourado” são importantes para mostrar que o leite materno é o melhor alimento para o bebê com até seis meses, sendo suficiente para a sua nutrição.
No primeiro semestre do ano, foram realizados mais de 900 atendimentos no Banco de Leite. Esse evento tende a levar para uma das ruas mais movimentadas da cidade informações e desmistificações relacionadas à amamentação.
Na ação desse ano, ainda serão recolhidos “potes” para complementar os kits de doação que o Banco fornece para as doadoras de leite. Para garantir o armazenamento correto, o corpo do recipiente deve ser, exclusivamente, de vidro e a tampa, de plástico.
Doações
Para que as doações sejam realizadas de forma segura, o Banco de Leite orienta as lactantes quanto ao processo correto da coleta. O método é explicado por um profissional, e uma cartilha é entregue no momento da solicitação, junto com um recipiente esterilizado, para que a retirada do leite seja feita em casa. Caso haja alguma dificuldade, uma equipe estará disponível para auxiliar na coleta do material na própria unidade. A mãe interessada em ofertar o leite deve entrar em contato pelo telefone 3690-7436 e levar um xerox do cartão do pré-natal no momento do atendimento.
Bernadete ressalta que a doação não diminui a quantidade de leite da lactante. Pelo contrário, quanto mais é retirado, mais é produzido. “As mães podem ficar sossegadas. Tem alimento suficiente para o seu bebê e para a doação. Um litro de leite nos ajuda a salvar a vida de até dez crianças”. O Banco de Leite de Juiz de Fora atende recém-nascidos internados em unidades de Terapia Intensiva (UTIs) dos hospitais da cidade e região.
O alimento deve ser retirado logo após o bebê amamentar ou quando as glândulas mamárias estiverem muito cheias. É indicado buscar lugar tranquilo e limpo, lavar as mãos e os braços com água e sabão e, se possível, cobrir os cabelos com touca ou lenço (para evitar contato com o leite).
Para mais informações você pode entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde pelos telefones 3690-7389 ou 3690-7123.
Fonte: Prefeitura de Juiz de Fora