Esta semana vamos conhecer uma das cidades mais belas do interior de São Paulo, Holambra, onde acontecem todos os anos a Expoflora que é um acontecimento já tradicional no calendário de eventos do país.

HOLAMBRA, considerada a capital das flores é um dos destinos mais românticos e charmosos do estado de São Paulo, formada por imigrantes holandeses, mantém na arquitetura e na gastronomia a influência holandesa, tanto que seu nome Holambra é derivado de junção das palavras Holanda, América e Brasil.

Holambra merece sim o título de cidade das flores, mas existe muito mais o que fazer do que ver flores, como foi fundada por holandeses, sua história é marcada por tal influência, que pode ser admirada na sua arquitetura, gastronomia, artesanato e na cultura, seu clima agradável é um convite para fazer caminhadas, possui ainda muitos lagos que dá um charme a mais; tudo isso a torna muito atraente para casais em busca de lugares românticos como famílias.

A grande atração de Holambra é a Expoflora que é a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, cerca de 300 mil turistas visitam a cidade durante o evento, a primeira edição aconteceu em 1981 e desde então ocorre todo ano. Além do paisagismo e das flores comercializadas durante o evento, o público encontra uma variedade de pratos da gastronomia holandêsa, música, dança e a emocionante chuva de pétalas.

A Expoflora em 2018 vai acontecer entre os dias 24 de agosto a 23 de setembro de sexta a domingo das 9h às 19 horas. Os ingressos começaram a ser vendidos no mês de maio, a compra antecipada têm preço promocional e vai aumentando com a virada dos lotes, no dia do evento o valor é de R$48,00, crianças de até cinco anos acompanhada de adultos não pagam. Os interessados podem comprar os ingressos online.

 

O evento é a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina. Foto: Divulgação

Durante o evento é possível fazer o passeio turístico aos campos de flores, o valor não está incluído no valor do ingresso. O local da Expoflora fica fechado nos meses que não acontecem o evento, mas a sua parte externa com as fachadas coloridas e sua praça podem ser visitadas durante todo o ano.

O que fazer para aproveitar melhor as atrações de Holambra?  A cidade possui vários passeios imperdíveis, é só se organizar para conhecer um pedacinho da Holanda no Brasil.

O Portal de Holambra foi inaugurado em 2004 e recebe os visitantes na entrada da cidade, têm como destaque a arquitetura típica holandesa sendo um dos portais mais bonitos das cidades do interior de São Paulo, feito em tijolinhos e com enorme janelas, inicia a experiência na cidade com clima holandês, o visitante pode diminuir a velocidade do carro para tirar fotos ou simplesmente parar.

 

Para aproveitar o passeio, nada melhor que conhecer o Portal de Holambra que têm como destaque a arquitetura típica holandesa. Foto: Divulgação

O Moinho dos Povos Unidos é um dos ícones de Holambra, ele possui mais de 38 metros de altura, inaugurado em 2008 é uma cópia fiel dos moinhos holandeses, mas não pense que é só para admirar, uma das exigências do arquiteto holandês que realizou o projeto foi que o moinho funcionasse igual aos moinhos da Holanda, isto é, pela força do vento.

Durante a semana a visitação é gratuita e acontecem até o terceiro andar, sábados, domingos e feriados, cobra-se o ingresso e a visita pode ir até o quinto andar, com acompanhamento de um moleiro. A vista do mirante do quinto andar proporciona uma visão espetacular dos arredores, além de permitir ver de perto, as pás que movem o moinho, que têm 12 metros cada e envergadura de 24 metros de ponta a ponta. O visitante precisa ficar atento, pois a subida é por escadas, não sendo indicada para pessoas com mobilidade reduzida. O Núcleo do Artesão que fica próximo ao moinho, é um lugar ótimo para compra de lembrancinhas e artesanato.

O Moinho dos Povos Unidos é um dos ícones de Holambra, ele possui mais de 38 metros de altura. Foto: Divulgação

A Praça Vitória Régia é uma bela praça cercada pelo Lago Vitória Régia, perfeita para caminhadas enquanto se admira a paisagem e para fazer piqueniques. Ao lado fica o Deck do Amor, que atrai muitos casais, outra atração próxima é a famosa Confeitaria Soet na Sout que fica localizada em frente ao Lago Vitória Régia com entrada pela Rua dos Girassóis.

O Museu Histórico de Holambra está localizado próximo ao Deck do Amor na Alameda Maurício de Nassau, nele o visitante vai ter a oportunidade de conhecer a história de Holambra através de réplica de uma moradia ocupada pelos primeiros imigrantes, também são expostos objetos e maquinários antigos, o museu conta ainda com um acervo de mais de 2000 fotos contando toda a história da cidade desde o início da colonização.

É cobrado entrada apenas na exposição fotográfica. O Museu funciona aos finais de semana e feriados das 10h30h às 16h30 e durante a Expoflora funciona de sexta a domingo.

O Lago Nossa Prainha fica ao lado do Lago Holandês são lugares perfeitos para relaxar e incluir no roteiro do turista; possui um bonito deck  para contemplar a paisagem, sendo um ótimo local pra fugir do agito e fazer caminhadas ao entardecer.

Levar flores para casa diretamente da cidade das flores é um desejo bem comum para quem visita Holambra, os estabelecimentos para comprar flores na cidade se dividem entre aqueles que estão no centro da cidade e os que ficam próximo ao Portal de Holambra na Rodovia SP107, um pouco antes de entrar na cidade.

No centro o visitante encontra a Pronta Flora e na mesma rua A Orquídea, ambas são opções com bastante variedade de flores para compra. Na Rodovia SP 107 o Garden Center Cidades das Flores é uma das mais frequentadas para comprar flores em Holambra, outras alternativas são o Paraíso Garden e a Flora Madurodan, ambas funcionam todos os dias, apenas confirme os feriados. Caso queira comprar flores online de Holambra a Uniflores.com entrega flores para todo o Brasil.

A Rua Dória Vasconcelos é a rua mais charmosa da cidade, é onde se concentram os principais, restaurantes e estabelecimentos, comerciais da cidade, as fachadas em sua grande maioria com presença da arquitetura holandêsa chamam atenção pelo colorido, destaque  para as lojas de artesanato que são várias. É onde se encontra também os restaurantes mais disputados da cidade.

Holambra é uma cidade com imensa variedade de restaurantes para desfrutar a gastronomia local, para provar pratos tradicionais holandeses. A hotelaria também é variada. Caso não queira se hospedar na cidade há opção de se hospedar em Campinas e outras cidades próximas.

A distância de Juiz de Fora a Holambra é de 492 km, são quase 07h de viagem, porém há algumas agências na cidade, que fazem excursões na época da Expoflora.

Vale muito a pena! Um final de semana com muito colorido e perfume, esta é a dica.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.