Crescer e permanecer: como expandir sua empresa

Olá empreendedores e empreendedoras! Na série “cresça e permaneça” de hoje, falaremos sobre como expandir sua empresa.

Sempre me deparo com empreendedores que querem abrir outra unidade ou até franquear. Alguns são viáveis outros nem tanto. Vamos analisar alguns modelos de expansão.

Abrir novas unidades: quando o negócio está crescendo, é comum pensar em abrir outra unidade. O problema é o tempo que se vai dedicar a isso, é preciso um planejamento muito bem feito, novas contratações, treinamento, inauguração e posteriores rotinas. O investimento é todo do empreendedor, que deve fazer um fluxo de caixa.

Diversificar seus canais de venda: como você vende? Onde está o seu cliente? A estrutura do seu negócio já está pronta, aproveite para vender em outras cidades. Analise a opção por representantes de vendas e distribuidora.

Aumentar o mix de produto: lembra quando farmácia só vendia remédio? Ou padaria que só vendia pão? Faça uma pesquisa com seus clientes e perceba o que pode ser oferecido ao cliente. Aproveite mais cada cliente oferecendo soluções completas.

Comprar um concorrente: para isso é preciso aguardar a oportunidade certa. Avalie as tendências de mercado e cultura da empresa a comprar. Tenha o objetivo de diminuir custos, aumentar escala e alcançar maior número de clientes.

Expandir via franquia: nesse modelo o investimento para se abrir outra unidade é baixo, pois todo processo fica a cargo do franqueado. Abre-se mão de uma gestão centralizadora para ser gestor de outras empresas. As vantagens desse modelo são: contrato baseado em leis rígidas, os processos e o suporte oferecido.

Para cada escolha, é preciso um estudo de viabilidade, que deve ser feito por profissional competente. Espero que seu empreendimento cresça e permaneça no mercado.

 

 

 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.