Joseph Pilates nasceu em 1880 perto de Düsseldorf, Alemanha, e quando eclodiu a Primeira Guerra Mundial, as autoridades britânicas o confinaram em razão de sua nacionalidade alemã e ele tornou-se enfermeiro e vigia, decidindo usar o lazer forçado, para desenvolver suas ideias sobre saúde e aptidão física.

 

Desta forma, ele pegou as molas das camas e desenvolveu equipamentos para reabilitar seus pacientes, utilizando a resistência das mesmas, de modo que os pacientes começassem a tonificar seus músculos antes mesmo de poderem levantar. Após a guerra, juntamente com sua esposa, que também era enfermeira, criou o Método Pilates, conhecido mundialmente.

 

Este método estimula a circulação, melhora o condicionamento físico geral, flexibilidade, força, coordenação motora, equilíbrio, consciência e estabilidade postural, promove o relaxamento e contribui para o emagrecimento, sempre priorizando o alinhamento postural adequado e a respiração fisiológica.

 

Benefícios estes que ajudam a prevenir e reduzir riscos de uma futura lesão, importante para quem busca manter ou até mesmo melhorar seu desempenho físico. Além de ser utilizado para alívio de dores crônicas em especial os problemas de coluna. Promove também a reabilitação de pacientes com sequelas neurológicas, doenças degenerativas, disfunção músculo-esqueléticas, desvios posturais, pós-cirúrgicos e pré e pós-parto.

 

Conforme o criador: “Com 10 sessões você perceberá a diferença, com 20 sessões os outros irão perceber a diferença e com 30 sessões você terá um novo corpo”.

 

Para a prática dos exercícios do MÉTODO  PILATES, procure sempre centros de treinamento credenciados e que dispõem de profissionais capacitados e qualificados, tendo como objetivos de atuar na prevenção de lesões musculares e de reabilitação física, com influência direta na autoestima e  qualidade de vida de seus praticantes.

 

 

Artigo assinado pela DRª.  ARIANE DE SOUZA TOLEDO – CREFITO: 16 16 60. Pós-graduada em traumo ortopédica – Credenciada pela VOLL PILATES- Coordenadora Estúdios de Pilates – ENERGIA ACADEMIA




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.