Com o objetivo de aumentar o conhecimento, falando sobre as vivências de capoeira passadas por mestres de renome internacional, e comemorar o 25º aniversário do grupo Zabelê Capoeira, acontece neste domingo, 29, das 8h às 18h, na Rua Travessa Dr. Prisco Viana, 57, no centro de Juiz de Fora.

Segundo Marko Nascimento, contramestre de capoeira e um dos organizadores do evento, a programação neste ano, diferente dos outros, contará com a participação de mestres de outras regiões para ministrarem o curso. “Todos os eventos foram feitos com pessoas daqui de Juiz de Fora, ações realizadas com pessoas de Minas Gerais. Esse ano, a gente trouxe mestres de outros estados para ministrarem o curso. Um deles é o mestre Itapoan da Bahia, aluno do mestre Bimba, que é o criador do estilo capoeira regional entre 1818 e 1928. Itapoan é um dos que mais dissemina esse conteúdo pelo mundo. Algumas semanas ele estava na Austrália, um tempo a trás, ele estava nos Estados Unidos. Esteve em Belo Horizonte e, agora, em Juiz de Fora. Nós vamos trazer também o mestre Nilo, que é um professor do Rio e foi o primeiro mestre a trabalhar capoeira em uma universidade naquele estado, no curso de Educação Física. Em Juiz de Fora, teremos dois mestres que estarão trabalhando com a gente, Haron, que também inseriu a capoeira na universidade daqui, e o mestre Jô”, informou.

Ainda de acordo com Nascimento, a expectativa para o encontro é a das melhores já que este ano vai ser o primeiro evento que acontece desta forma, sem o batismo, tendo o intuito de enriquecimento através do curso, além de comemorar as “bordas de prata” do Zabelê da Capoeira. “Nós estamos tendo uma expectativa muito boa, porque é um evento que acontece pela primeira vez dessa maneira, sem o batismo. A maioria dos eventos de capoeira acontece junto com o batismo, quando o aluno recebe sua graduação. Esse ano, não. Este é só os cursos durante o dia, não tem nenhum evento de graduação. Esperamos que no final tenhamos um aumento de expansão do próprio conhecimento, até porque a ideia é essa, e comemorar os 25 anos do grupo”, ressaltou o contramestre.

O curso de aperfeiçoamento terá um limite de 180 vagas. Foto: Divulgação

As inscrições devem ser feitas online, no próprio site, (www.zabelecapoeira.com.br) onde os interessados devem preencher um cadastro com seus dados. O valor do curso é de R$100, tendo um limite de 180 vagas. Poderão participar pessoas maiores de 16 anos, que já possuam noções básicas da capoeira.

 

O grupo Zabelê Capoeira

Com o lema “União, Garra, Força e Educação, a nossa filosofia é educar através da capoeira”, o grupo Zabelê foi fundado em 1993, após seus integrantes, que já participam de uma bolsa de extensão na Faculdade de Educação Física da UFJF envolvendo a capoeira, sentirem a necessidade de criarem um grupo que instituísse a graduação de capoeiristas na cidade, tendo como objetivo aumentar o número de pessoas envolvidas com essa arte brasileira.

Com o tempo, o grupo migrou-se para diversos pontos de Juiz de Fora, onde, hoje, trabalham com formação de pessoas para serem professores de capoeira. Além da graduação, o grupo participa de campeonatos, ensinam crianças, adultos, pessoas da terceira idade e deficientes físicos, além de possuírem um acervo que reúne todo o material de capoeira (CD’s, livros, fotografias, filmes, revistas e etc) que ajudam a propagarem seus trabalhos.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

– Vivência de Capoeira Regional com Mestre Itapoan (BA);

– Vivência de Capoyoga com Mestre Nilo (RJ);

– Vivencia de Capoeira como pratica esportiva com Mestre Haron (MG);

– Vivência de Roda de Capoeira com Mestre Jô (MG).

 

 

 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.