Administrar (gerenciar) um condomínio é uma tarefa bastante ampla e complexa, sendo necessário que se tenha ou adquira conhecimentos de legislação de condomínio; trabalhistas; leis do inquilinato; estatuto do idoso; estatuto da juventude e do adolescente; acessibilidade; direitos das pessoas com necessidade; métodos administrativos; além de conhecimento de liderança e seguros. Estes conhecimentos permitem que se juntem suas habilidades facilitando suas atitudes, de forma planejada e possa escolher as alternativas.

Uma administração condominial eficaz deve ser conduzida com competência, transparência e integridade. Administração eficaz significa fazer as coisas que precisam ser feitas, ou seja, ter foco no que é essencial. Daí é preciso ter visão e focar o condomínio, desenvolvendo de forma estratégica suas ações. Para isso é preciso que se responda a quatro perguntas.

 

1) Como está o condomínio atualmente?

. Determine a situação atual do condomínio;

. Defina pontos fortes e fracos.

 

2) Onde queremos chegar?

. Crie uma lista de 5 a 10 necessidades (metas) que precisam ser realizadas;

. Esboce a visão, descrevendo como o condomínio deverá ser até o final de sua gestão;

. Finalize a visão discutindo com Conselho Consultivo e com toda a comunidade condominial.

 

3) Como chegaremos lá?

– Na reunião com o Conselho e na Assembleia, considere:

. Pontos fortes e fracos do condomínio;

. Observe a convenção, as leis, quórum necessário para cada item (assunto);

. Busque o envolvimento de todos os condôminos;

. Descreva as possibilidades de alcançar as metas no período de sua gestão.

– Defina a ordem de prioridades das necessidades (metas) para o período.

– Identifique as necessidades (metas) que darão suporte as demais.

– Determine os prazos, recursos e outros meios necessários para conseguir a primeira meta dentro do período estabelecido.

 

4) Como está indo o nosso trabalho (controle)?

. Forme uma equipe de planejamento ou use o Conselho Consultivo para monitorar o progresso e verificar a necessidade de revisar o planejamento;

. Acompanhe os recursos alocados se serão suficientes para implementação do planejamento;

. Avalie todas as decisões verificando se está dando suporte ao planejamento, peça opinião dos conselheiros e de outros condôminos;

. Reavalie o planejamento periodicamente, inclusive se as metas estão dentro do planejado, fazendo os ajustes necessários;

. Reveja todo planejamento periodicamente, atualizando ou até mesmo criando um novo planejamento estratégico ou confirmando o prosseguimento do atual.

 

Não se pode esquecer a ética, pois, não se pode deixar contaminar a administração de um condomínio, onde a comunidade tem direito de ser informada e o direito de cobrar resultados, razão porque a administração deve ser conduzida com integridade, transparência e competência. Daí criar, condições de formar um ambiente que possa proporcionar uma gestão com foco em objetivos pré-definidos. Lembre-se que condomínio em sentido geral, expressa a ideia de um direito exercido por várias pessoas sobre o mesmo objeto.

Obrigado, continuem comunicando conosco através do e-mail: tirandotodasduvidas@gmail.com e fale com o consultor Flávio Almeida Chaves Pereira.

Até o próximo.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.