Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a partir da próxima segunda-feira, 7, os servidores efetivos que não exercem cargos de direção, chefia, assessoramento ou funções gratificadas, poderão fazer a jornada de 30 horas de trabalho por semana na Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). A política inicia-se com as secretárias e secretários escolares e funcionários administrativos. Eles agora cumprem turno único, de seis horas diárias, entre 7h e 19h, nos dias úteis. As jornadas estão sendo estabelecidas pelas respectivas secretarias, assegurando que nenhum departamento ou gabinete fique desassistido durante o horário de expediente. Ajustes para situações específicas, como plantões, serão informadas, posteriormente, por secretaria.
“É mais uma conquista histórica para os trabalhadores da prefeitura, uma grande notícia. Nós vamos garantir o direito aos trabalhadores e trabalhadoras ao devido descanso, sem desassistir a nossa população. Por isso, estamos implementando essa política de modo gradual, de forma a atender a 100% dos trabalhadores e trabalhadoras ainda no primeiro semestre”, destacou o Secretário de Recursos Humanos (SRH), Matheus Jacometti.
Num segundo momento, a partir do dia 1º de maio, dia do trabalho, têm redução na escala sem redução salarial, os trabalhadores das equipes operacionais, tais como: motoristas, agentes de trânsito, guardas municipais, fiscais de posturas, empregados da Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanidades (EMPAV), empregados e servidores do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DEMLURB), motoristas, e Secretaria de Obras.
Já no dia 1º de junho, servidores e empregados da Secretaria de Saúde da Atenção Primária à Saúde (APS), da Atenção Secundária e de outros setores da Rede de Urgência e Emergência (RUE) e do Hospital de Pronto Socorro (HPS) passam a integrar a jornada de escala de 30h semanais.
Confira o vídeo