Bares e restaurantes aguardam aumento do movimento durante a Copa do Mundo

A Copa do Mundo da Rússia começou oficialmente nessa quinta-feira, 14, e com ela vem à expectativa dos proprietários de bares e restaurantes em relação ao movimento de seus estabelecimentos durante esse período.

Os jogos do Brasil são as principais apostas para atrair os clientes e consumidores. O primeiro jogo da seleção ocorre neste próximo domingo, 17, contra a seleção da Suíça, às 15 horas, horário de Brasília.

A expectativa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Zona da Mata (Abrasel-ZM) é de que a Copa do Mundo movimentará e trará bons lucros para o setor. De acordo com Francele Galil, primeira conselheira da Abrasel-ZM, as expectativas de vendas para o segmento de alimentação estão bem altas. “Todos nossos associados estão apostando num aumento de vendas de 30 a 40%. Futebol, brasileiro e um bom petisco é a combinação perfeita”, ressaltou.

Na hora de atrair público-consumidor, os donos de bares e restaurantes usam a criatividade e a experiência. “Alguns associados fizeram promoções para pode atrair o público. Outros preferiram e apostaram trabalhar de uma forma mais tradicional do dia a dia mesmo. Alguns estão preparando drinks especiais, temos os que enfeitam a casa de uma forma mais singular para atrair o cliente. Tem associado fazendo camisa personalizada. A criatividade no nosso segmento flui e cada um faz a sua. Reunimos e trocamos ideias para ver o que podemos fazer em comum para agradar o cliente, mas de um modo geral cada um promove seu evento de sua forma”, explicou Francele.

A conselheira, que também é proprietária da Estância Dom Viçoso, elaborou um funcionamento especial do estabelecimento durante a copa. “Nós fizemos uma programação e vamos abrir em todos os jogos. Vamos fazer drinks especiais e personalizados, também vamos trabalhar com reserva prévia de mesas, para poder estar assistindo os jogos com toda tranquilidade, sem confusão. E claro para saborear um bom cardápio mineiro. Nossa casa é especialista em comidas mineiras, então, nada melhor do que torcer pelo Brasil comendo um torresminho e uma costela”, explicou.

 


Empresários apostam em enfeites com as cores da bandeira do Brasil para deixar os estabelecimentos em clima de Copa do Mundo. Foto: Rafaela Frutuoso

 

A maioria dos estabelecimentos irá oferecer horários especiais de atendimento para acompanhar os jogos da seleção. Cada um terá seu próprio cronograma e os clientes podem buscar por estas informações com antecedência.

Francele destacou a importância da Copa do Mundo para recuperar os lucros no setor, que foram bastante afetados devido à recente greve dos caminhoneiros no país. “Durante a greve, muitas pessoas deixaram de sair, de consumir e nosso segmento foi muito afetado. Agora estamos vendo a possibilidade de ter essa recuperação. A copa vai alavancar muito o nosso segmento, vai dar uma girada na economia, principalmente para ajudar a se recuperar dos efeitos da paralisação que tivemos há alguns dias”.

Outros proprietários resolveram apostar em pratos diferenciados durante o campeonato, como é o caso de Breno Torres, proprietário do bar São Bartolomeu, que trará diversos sanduíches com ingredientes típicos dos países participantes da copa. “Conversamos com o pessoal da cozinha para desenvolverem sanduíches especiais da copa. Cada país possui ingredientes típicos e vamos trazer isso para nossos pratos. Tudo acompanhando as variadas cervejas que temos aqui. Tudo foi muito bem pensado. Isso traz um lado cultural para a gastronomia e o público gosta”, pontuou.

Além da estreia contra a Suíça, a Seleção Brasileira já tem outros dois jogos marcados na fase de grupos da copa. Na sexta-feira, 22 de junho, contra a Costa Rica, às 9h da manhã, e na quarta-feira, 27 de junho, contra a Sérvia, às 15h. A final da Copa do Mundo está marcada para o dia 15 de julho.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.