Mais de 70 caminhões deixaram Juiz de Fora na tarde dessa quarta-feira, 30, em direção à Refinaria de Duque de Caxias, no estado do Rio de Janeiro, em comboio escoltado pelo Exército. A expectativa é que o retorno aconteça na madrugada desta quinta-feira, 31, para reforçar o abastecimento de combustíveis, gás de cozinha e alimentos para toda a população de Juiz de Fora.
Durante reunião do comitê de gerenciamento de crise, a administração municipal definiu o funcionamento dos serviços públicos nos próximos dias.
Confira abaixo como ficam os serviços neste período:
LIMPEZA URBANA
O Departamento de Limpeza Urbana (Demlurb) anunciou que deslocará quatro caminhões coletores nesta quinta-feira, 31, para atendimento à Zona Rural de Juiz de Fora. Serão atendidos as comunidades de Graminha, Parque Samambaia, Usina do Zoazal, Estrada União Indústria, Granjas Bethel, Parque das Palmeiras, Pedras Preciosas, Fortaleza, Caeté, Sarandira, Niterói, Granjas Santo Antônio, Condomínio, Caracol, Igrejinha, Vila São José, Cachoerinha, Estrada de Humaitá, Rosário, Valadares, Toledo, Penido, Jacutinga, Pires e Privilégio. A coleta de lixo na área urbana não ocorrerá nesta quinta-feira, retornando à normalidade na sexta-feira, 1º de junho.
TRATAMENTO DE ÁGUA E ATERRO SANITÁRIO
A proteção ao meio ambiente também tem sido destacada nas reuniões do comitê de gerenciamento de crise. A previsão é que ainda nessa quarta-feira cheguem carretas com materiais químicos para tratamento de água e do aterro sanitário da cidade.
RESTAURANTE POPULAR
Não funciona no feriado. Retoma o atendimento normal na sexta-feira.
SAÚDE
Durante o feriado, haverá expediente normal nas unidades de Pronto Atendimento (UPAs) dos bairros São Pedro, Santa Luzia e Benfica, e de Urgência e Emergência (Regional Leste); no Pronto Atendimento Infantil (PAI); no Serviço de Atendimento Móvel de Saúde (Samu); e no Hospital Pronto Socorro (HPS). As unidades básicas de saúde (UBSs), Farmácia Central e os departamentos da Criança e do Adolescente, Idoso e Mulher retomam as atividades na segunda-feira, 4.
EDUCAÇÃO
As aulas seguem suspensas esta semana. Novas avaliações serão feitas nos próximos dias a fim de definir o funcionamento para a próxima semana.
TRANSPORTE URBANO
Nesta quinta-feira, o serviço de transporte coletivo mantém o quadro de horários de domingo, com redução no entrepico e frota normal no horário de pico. No entanto, os consórcios estão reforçando horários e linhas em que foram identificadas alta demanda. Este esquema de operação visa garantir o transporte coletivo até alcançar um nível de segurança nos estoques. A operação tem sido monitorada diariamente para garantir o atendimento aos usuários, o que também será feito no feriado.
FROTA OFICIAL
Os veículos oficiais estão abastecidos, seguindo a orientação de racionalização de uso determinada pelo decreto.
SALÁRIO DO FUNCIONALISMO
Mesmo com a operação em horário reduzido no funcionalismo público em função do decreto de emergência editado na segunda-feira, todos os esforços foram feitos pelas equipes internas que viabilizaram o pagamento dos servidores da PJF normalmente nesta quarta-feira, 30, último dia útil do mês.
Fonte: Assessoria