Juiz de Fora ocupa o primeiro lugar, em todo o Brasil, na oferta de serviços de cidades inteligentes ao cidadão, de acordo com o ranking da Teleco (empresa de consultoria na área de telecomunicações). O resultado foi divulgado na noite de terça-feira, 22, em cerimônia realizada em Brasília, durante o “62º Painel Telebrasil”, um dos maiores eventos do setor no país.
A cerimônia contou com a presença do prefeito Antônio Almas, que recebeu a premiação das mãos do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab. Durante entrevista coletiva à imprensa nessa quarta-feira, 23, o prefeito falou sobre a importância da premiação para o município: “Esse prêmio é a prova dos nossos esforços para estarmos cada dia mais próximos do cidadão quanto possível, ao alcance de suas mãos, através de instrumentos como o ‘CittaMobi’, ‘Colab’, ‘Descarte-me’, a parceria com o ‘Waze’, o ‘Olho Vivo’, as câmeras de trânsito, a ‘Área Azul Digital’ e tantas outras iniciativas, agora com reconhecimento nacional. Esse prêmio é um presente para Juiz de Fora, no mês de seu aniversário de 168 anos.”
De acordo com dados da Teleco, os cem maiores municípios do Brasil participaram do “Ranking de Serviços de Cidades Inteligentes”, que tem como objetivo identificar as regiões com maior oferta de serviços inteligentes para o cidadão. A metodologia foi estruturada com índice composto por dois pilares: serviço inteligente e acesso aos serviços. O primeiro é avaliado por dois subíndices: “Utilizados Diretamente pelo Cidadão”, a partir da mobilidade urbana, ‘e-Gov’ (Governo eletrônico), meio ambiente, educação e saúde; e “Gestão Municipal”, através dos semáforos inteligentes, vigilância (câmeras), base de informação (segurança), monitoramento de bueiros, prontuário médico, iluminação e limpeza pública. Entre as dez primeiras cidades desse ranking, além de Juiz de Fora, Rio de Janeiro, Uberlândia, Santos, Belo Horizonte, Jundiaí, Cascavel, Campinas, Campo Grande e Fortaleza.
Para o presidente da Teleco, Eduardo Tude, “o ranking permite que as prefeituras tenham visão de seu estágio de desenvolvimento na oferta de serviços de cidades inteligentes, fundamentais para a vida do cidadão. Juiz de Fora está de parabéns pelos avanços apresentados”. A avaliação é realizada anualmente, e esta foi a terceira edição.
Fonte: Assessoria