Facilitar o contato entre o cidadão interessado em ajudar e as entidades que precisam de trabalho voluntário. Este é o objetivo dos “Classificados do Bem”, iniciativa do projeto “Bem Comum”, da Secretaria de Comunicação Social (SCS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), que disponibiliza as oportunidades oferecidas pelas instituições locais. Na edição de maio, há vagas para atividades em nove unidades assistenciais do município. As informações também estarão disponíveis no facebook do “Bem Comum”.
De acordo com a coordenadora entidade “Seguidores do Bem”, Rhayssa Hyaya, a participação nos “Classificados do Bem” ajudou muito: “Tivemos bastante procura. Conseguimos, através do anúncio, firmar três voluntárias – uma professora de inglês, uma recreadora e uma psicóloga, que era nossa urgência maior”. A instituição assiste famílias e, especialmente, crianças em situação de vulnerabilidade social.
As entidades que necessitam de assistência e estão interessadas em participar da campanha podem encaminhar as vagas disponíveis para o e-mail bemcomum@pjf.mg.gov.br, com o perfil do voluntário que procuram e os dados para cadastro. As vagas serão divulgadas no perfil oficial do “Bem Comum” e no site da PJF.
Instituições e vagas
Associação Beneficente Cristã “Restituir” (Projeto “Restituir”)
Fundada em 2004, atende cerca de 585 pessoas por mês, em serviços de convivência e fortalecimento de vínculos. As ações são destinadas a idosos e crianças entre seis e dez anos, além de assistência à população de rua.
Vagas disponíveis:
– Serviços gerais
– Regente de coral
– Cabeleireiro
– Professor de artesanato
– Assessor de comunicação.
Informações sobre horário e atribuições: contato com Geíza Tainara Aparecida, pelo telefone 3217-4371, ou pelo e-mail restituirjf@gmail.com
Associação Beneficente e Cultural “Amigos do Noivo” (Aban)
Organização não governamental (ONG) fundada em 1997 em Juiz de Fora, com objetivo de enfrentar a pobreza. O foco da instituição é mobilizar pessoas para construir um mundo melhor. Atende famílias, crianças e adolescente, em especial, através de atendimentos e projetos na comunidade. Fica na rua João Begheli, 2, Bairro Dom Bosco. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas.
Vagas disponíveis:
– Médico, farmacêutico e psicólogo (tarde)
– Recreador (manhã)
– Profissionais da área de marketing
– Profissionais da área de recursos humanos.
Para informações sobre horário de trabalho e atribuições, entrar em contato com Ana, através do telefone (32) 98803-8571, ou enviar mensagens (abansecretaria@gmail.com). Preencher a ficha de voluntários no site.
Associação dos Cegos
Não somente presta assistência ao deficiente visual, mas promove também tratamentos para impedir que outras pessoas fiquem com o mesmo problema. Como parte do trabalho de prevenção, foi criada, em 1974, a “Clínica Oftalmológica”. Aproximadamente 80% dos serviços são prestados aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A associação fica na Av. dos Andradas, 455, Centro. Funciona das8 às 17 horas.
Vagas disponíveis:
– Pessoas que possam ler para os assistidos.
Para informações sobre horário de trabalho e atribuições, entrar em contato com Flávia, através do telefone (32) 2101-2461 ou enviar mensagens (acegosjf@acegos.com.br)
Departamento de Controle Animal (Dcan)
Segmento do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb), que tem, entre suas atribuições, a função de atuar em campanhas educativas e informativas, dirigidas à comunidade em pgeral, a fim de difundir cuidado e proteção aos animais.Fica na Av. Francisco Valadares, 1.000, Vila Ideal. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas.
Vagas disponíveis:
– Adestrador
– Tosador
– Pessoas que possam auxiliar em eventos de adoção.
Para informações sobre horário de trabalho e atribuições, entrar em contato com Mirian Neder, através dos telefones (32) 3234-3783 e (32) 98416-3648 ou enviar mensagens (dcan@demlurb@pjf.gov.br)
Educandário “Carlos Chagas”
Realiza acolhimento institucional (abrigo dependente) e atendimento às pessoas com deficiência, em situação de abandono.
Vagas disponíveis:
– Recreador
– Professor de educação física.
Informações sobre horário e atribuições: contato com Ana Eliza ou Elizangela, pelos telefones 2101-7500 / 2101-7512 / 2101-7511 ou pelo e-mail educandarioadm@hotmail.com
Fundação Espírita “João de Freitas”
Há 80 anos cuida de pessoas da terceira idade. Fica na Rua São Mateus, 1.350
Vagas disponíveis
– Jardineiro
– Visitas aos idosos, às quintas e domingos de 13h30 às 16 horas.
Para informações sobre horário de trabalho e atribuições, entrar em contato com Ronaldo ou Carlos Alberto, através do telefone (32)3232-1279 ou enviar mensagens: fundjoaodefreitas@gmail.com
Fundação “Maria Mãe”
Realiza trabalho de assistência social com adultos carentes e desabrigados, buscando ampará-los, promovê-los e reinseri-los socialmente. Atualmente, cerca de 150 assistidos passam pela instituição diariamente. Está localizada na Rua Trinta e Um de Maio, 56, Bairro Ladeira.
Vagas disponíveis:
– Cabeleireiro
– Auxiliar de cozinha
– Rouparia
– Assessor de comunicação
– Professor de violão
– Professor de culinária.
Para informações sobre horário de trabalho e atribuições, entrar em contato com Vanessa Farnezi, Dayna Fontainha ou Kátia Souza, pelo telefone 3212-5072, ou e-mail fundacaomariamaeopj@gmail.com
Grupo Espírita de Assistência aos Enfermos (Gedae)
Fundada em 1989, leva cidadania àqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica e realiza ações voltadas para crianças e adolescentes, como forma de minimizar os efeitos do vírus HIV. Fica na Rua Maria Gonçalves Torres, 150, Bairro Nossa Senhora de Lourdes. Funcionamento (para visitas): segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas.
Vagas disponíveis:
– Fisioterapeuta
– Nutricionista
– Professor para auxílio escolar
– Fonoaudiólogo
– Serviços gerais.
Para informações sobre horário de trabalho e atribuições, entrar em contato com Regina, através dos telefones 3215-7901 e 3235-1039 ou enviar mensagens: gedaejf01@gmail.com
“Seguidores do Bem”
Também designada pela sigla “Sebe”, foi inaugurada em 2007. É instituição beneficente e sem fins lucrativos, que tem como finalidade exercer ações contra miséria, fome e exclusão social e promover a cidadania entre a sociedade. Atende crianças e ajuda famílias da região.
Vagas disponíveis:
– Recreador
– Professor de artesanato
– Professor de gastronomia
– Professor de artes
– Professor de informática
– Professor de reciclagem.
Para informações sobre horário de trabalho e atribuições, entrar em contato com Paula ou Vânia, através dos telefones 3211-6536 ou 99834-4892.