Agora é possível visitar o Museu Ferroviário de Juiz de Fora sem sair de casa, pela tela do computador, tablet ou celular. A instituição lançou, nessa terça-feira, 15, plataforma virtual no Google Street View, que permite que o cidadão tenha acesso interativo 360° pelas salas e plataforma do local.
Parte da programação da “16ª Semana de Museus”, a plataforma segue o tema proposto pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) para esta edição, “Museus Hiperconectados, Novas Abordagens, Novos Públicos”, ao fazer o resgate da história do local por meio das tecnologias de comunicação. Com o tour virtual, qualquer pessoa pode conhecer o ambiente por dentro, caminhar e direcionar seu olhar às peças do acervo, como se de fato estivesse ali.
Cada vez mais conectado, o museu utiliza as mídias sociais, como o facebook e o instagram, para desenvolver relações com o público, por meio de postagens. A plataforma serve como mais uma estratégia de aproximação entre a instituição e a população, não só de Juiz de Fora, mas de todas as partes do mundo: “É uma forma de fazer com que as pessoas saibam da existência do museu, percebam como chegar, o que tem no acervo. O intuito é que elas tenham ideia de como é o lugar e venham ver de perto cada peça, com sua descrição e detalhe”, explicou o diretor, Luiz Fernando Priamo. O Museu fica na Avenida Brasil, n°2.001, Centro, Juiz de Fora.
Clique aqui para visitar a plataforma virtual do Museu Ferroviário. Nos celulares é desejável a instalação do app “Street View”, para melhor experiência.
Fonte: Assessoria