Finalizando a semana de muito aprendizado, os alunos de enfermagem do Colégio Politécnico Pio XII puderam ter acesso a diversas novas práticas e vivências da profissão. Além da visita ao Museu da Loucura em Barbacena, os estudantes participaram de palestras e também de uma aula técnica com equipe do núcleo de educação permanente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU.
Neste encontro com a equipe do SAMU, foi possível que os alunos aprendessem sobre a teoria acerca dos protocolos que são seguidos no atendimento de primeiros socorros a vítimas de traumas e parada cardiorrespiratória, entre outros procedimentos.
No último dia da programação especial da Semana da Enfermagem do Pio XII, outras palestras também colocam em prática mais conhecimentos aos alunos.
De acordo com a professora Tabata Oliveira Duarte as palestras são importantíssimas, pois agregaram conhecimento e visão para o futuro profissional. “Iniciamos a série de palestras com a presidente da comissão de curativo do Hospital Ana Nery e pós-graduanda Giselle Delvaux, que explicou e tirou dúvidas dos alunos quanto ao tema feridas. Depois demos sequência com a experiência profissional da enfermeira especialista em Centro Cirúrgico, saúde do trabalho e pós-graduanda em auditoria Rozimar Gonze, onde pode estimular os alunos passando sua experiência como Técnica de Enfermagem há quase 25 anos no Hospital de Pronto Socorro.
O ciclo de palestras foi finalizado com a mestre em educação Débora Ricardo que mostrou sobre a importância do Ensino a Distância na área da saúde. Foi organizado também um café com todos os palestrantes e alunos, além do sorteio de brindes e entrega de certificados a todos participantes.