O novo serviço de atenção integral para pacientes do Centro de Apoio Psicossocial Álcool e Drogas III (CAPS AD III) passou a funcionar em Muriaé no início dessa semana prestando serviços de atendimento a dependentes químicos da cidade 24 horas por dia. A unidade oferece atenção contínua em saúde mental para pessoas já atendidas pelos centros de tratamento.
A nova Unidade de Acolhimento (UA), apropriada para dar continuidade ao projeto terapêutico de determinados pacientes, funciona em residência alugada na Avenida Vicente Alves, nº 200, no Bico Doce. Os novos locais estão sendo estruturados pela Prefeitura com o apoio da Gerência Regional de Saúde de Ubá (GRS).
Ambas instituições concentraram esforços para a abertura do CAPS AD III e da UA, assim como para a criação do Ambulatório de Atendimento à Saúde Mental Infantil, que começa a funcionar nos próximos 15 dias. A intenção é ampliar as ações assistenciais junto aos usuários de drogas ou pacientes em tratamento com problemas psiquiátricos.
De acordo com a coordenadora da Saúde Mental e também psicóloga, Cintia Múglia, os CAPS AD (álcool e drogas) e CAPS II (transtornos mentais) precisaram ser reestruturados para que o programa viesse a receber os recursos do Governo Federal, necessários ao bom desempenho das atividades. Segundo ela, o município precisou readequar suas instalações para acolher o público vulnerável, as pessoas em situação de risco, envolvidas com o uso de álcool e drogas. Os pacientes que utilizam o serviço por 24 horas são encaminhados conforme avaliação de equipe multidisciplinar. As unidades contam com equipes completas e capacitadas com as devidas medicações e estrutura
O Centro de Apoio Psicossocial Álcool e Drogas III (CAPS AD lll) funciona nas dependências do CAPS II, que fica na Rua Geraldo Starling, nº 340, no bairro São Francisco. O telefone de contato é 3729-1281. Já a nova Unidade de Acolhimento (UA) fica na Avenida Vicente Alves, nº 200, no Bico Doce.
Fonte: Rádio Muriaé