A pré-candidata à presidência da República Vera Lúcia (PSTU) e seu vice Hertz Dias (PSTU) lançam chapa em Juiz de Fora nesta quinta-feira, 10. O evento acontece às 18h30 no Sindicato dos Enfermeiros, situado na Rua Barão de Cataguases, n° 55, Centro.
Operária e reconhecida ativista sindical e política do Sergipe, Vera Lúcia é uma das poucas pré-candidatas negras para a Presidência da República. Natural do sertão pernambucano, Vera tem 50 anos e atua como educadora sindical pelo Instituto Latino-Americano de Estudos Sócio-Econômicos (ILAESE). Ainda bem jovem migrou com parte da família para a periferia de Aracaju (SE) fugindo da seca. Começou a trabalhar como costureira na produção de sapatos aos 19 anos, iniciando aí sua militância sindical. Foi militante do Partido dos Trabalhadores até 1992. Em 1994, junto com milhares de ativistas dos movimentos sociais, funda o Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU).
O pré-candidato a vice-presidente, Hertz Dias, tem 47 anos e é professor da rede pública de ensino. Natural de São Luiz (MA) tem atuação no movimento negro e no hip-hop. É um dos fundadores do Movimento Hip-Hop Militante Quilombo Brasil, com várias ramificações pelo país. Também é rapper do grupo Gíria Vermelha, conhecido por canções de protesto e repletas de críticas sociais.
Junto com o lançamento dos pré-candidatos à presidência, o PSTU fará o lançamento na cidade do manifesto: “Um chamado à rebelião! Um projeto socialista contra a crise capitalista”, cujo objetivo é discutir com o ativismo nas fábricas, escolas e periferias, a construção de um programa socialista nas eleições de 2018.
Fonte: Assessoria