Uma semana repleta de atividades que promovem a autonomia dos idosos se iniciou nessa segunda-feira, 7. Até o dia 11 de maio, a Semana Municipal do Idoso, organizada pela Comissão Permanente de Defesa dos Direitos dos Idosos da Câmara de Juiz de Fora, traz programação especial com oficinas, shows e palestras, tudo, de forma gratuita e aberta à população.

A abertura foi marcada por uma blitz educativa na parte da manhã dessa segunda, no bairro Poço Rico, região Sudeste, que reuniu idosos, representantes da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) e da Comissão Municipal de Educação e Segurança no Trânsito (Comset/JF) e, durante a tarde, por culto inter-religioso no plenário da Câmara. A presidente do Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos (CMDI), Lidiane Charbel Souza Peres, explica a importância do evento.

“A semana mostra para uma cidade, que tem 13,72% da população considerada idosa, que o idoso continua ativo e faz parte dessa sociedade. O intuito é reforçar que tem atividades que ele pode e deve continuar fazendo e que só torna o seu empoderamento cada vez maior, além de quebrar alguns preconceitos com relação ao envelhecimento”, afirma.

Lidiane, na quarta-feira, 9, vai ministrar a palestra “Envelhecimento e Seus Olhares”, que, segundo ela, tem o objetivo de promover uma roda de conversa. “A ideia não é trazer conteúdo pronto, mas fazer com que os presentes participem de um processo de construção de significados. Vamos trazer vários conceitos sobre o envelhecimento, como a sociedade enxerga o tema e como ela participa. A palestra não se restringe somente ao público idoso, mas a todos os envolvidos, profissionais, estudantes, pessoas que estejam interessadas no tem”, destaca.

Ela também reforça as competências do CMDI, enquanto representante dos idosos. “O conselho é um órgão deliberativo, onde participa sociedade civil e governo, através de segmentos específicos. Nossa função é trazer discussões sobre o que queremos de políticas públicas voltadas para o idoso, além de fiscalizar entidades, projetos e programas, sobre o cumprimento do Estatuto do Idoso”, explica.

 

Evento é organizado pela Comissão Permanente de Defesa dos Direitos dos Idosos da Câmara Municipal. FOTO: Rafaela Frutuoso

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA SEMANA MUNICIPAL DO IDOSO:

  • Terça-feira, 8: o Pró-Idoso (Rua Espírito Santo, 434 – Centro) vai promover a oficina “O ambiente do idoso”, que será conduzida pelo professor Emmanuel Pedroso da UFJF e serão ofertadas 60 vagas destinadas aos idosos que são atendidos pelo Pró-idoso e pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Às 14h, também no Pró-Idoso, haverá o Show de prêmios solidário. Quem quiser participar, deve levar 1kg de alimento não perecível que será doado para a casa de repouso Madre Maria de São Miguel e Lar de Idoso Luiza de Marillac.
  • Quarta-feira, 9: Haverá atividades físicas e de socialização na Praça Antônio Carlos, de 8h às 9h. A Casa dos Conselhos (Rua Halfeld, 450) vai promover, às 10h, a palestra “Envelhecimento e Seus Olhares”, ministrada pela presidente do Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos, Lidiane Charbel Souza Peres. Já o plenário da Câmara recebe a roda de conversa “O idoso e a cidade”, com participação de 19 idosos, a partir das 14h30.
  • Quinta-feira, 10: O Instituto Metodista Granbery realiza a Manhã de Lazer, de 8h às 11h. O plenário da Câmara recebe, às 14h30, o Grupo Juiz de Fora em Serenata, e às 15h haverá a palestra “A perda de memória da pessoa idosa”, ministrada pelo geriatra Doutor Antônio Godinho.
  • Sexta-feira, 11: Baile do Idoso no Círculo Militar (Avenida Rio Branco, 3146), a partir das 14h.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.