Acredite na essencial bondade de todas as pessoas com as quais você irá deparar durante o dia de hoje. Por mais desagradável que seja o aspecto com que uma pessoa se apresente diante de você, não a odeie nem a despreze. Em vez disso, creia que o aspecto desagradável dessa pessoa é o reflexo de algum pensamento desprezível que você mesmo abriga – ou abrigou no passado em algum cantinho de sua mente, e examine a si mesmo. E, contemplando com os olhos da mente a Imagem Verdadeira que existe no âmago dessa pessoa, reverencie-o.

Não Se Deixem Escravizar

Os jovens que encetam a jornada da vida objetivando o seu aperfeiçoamento não devem deixar-se pren-der por “grilhões” de espécie alguma. Se uma pessoa tiver algo que lhe cause tolhimento, não se pode dizer que ela seja livre. Pessoa totalmente livre é aquela que não é escrava de pecados, nem de mórbidos sentimentalismos, nem do desejo carnal.
Quando um jovem se envolve com uma mulher sem objetivar o casamento com ela e se deixa enredar por conflitos psicológicos decorrentes de tal envolvimento, ele perde completamente a sua liberdade pessoal. Jovem, evite envolver-se em relacionamentos ilícitos. Você deve ser dono de si mesmo; não deve, por exemplo, tornar-se escravo do desejo carnal. Apenas quem é totalmente livre pode considerar-se dono de si mesmo. O homem só pode tornar-se realmente dono de si mesmo quando sua mente e seus pensamentos não estão presos a coisa alguma, seus sentimentos não estão aferrados a coisa alguma, sua força não é tolhida por coisa alguma, suas mãos não estão amarradas por coisa alguma, e todo o seu ser é completamente livre.
Se, porventura, você tra­balha apenas para custear comida, roupa e casa, está sendo escravo dessas coisas, e não uma pessoa realmente livre. Aquele que trabalha somente para obter essas coisas está, na verdade, “vendendo sua própria Vida”, ou, em outras palavras, “vendendo a si mesmo”. Por mais alto que seja o preço pelo qual se venda, “quem se vende” não passa de escravo – pois, afinal, ele é “comprado”. Quem é completamente livre e dono de si mesmo jamais vende a própria Vida. Como indivíduo realmente livre, ele trabalha por livre e espontânea vontade, movido pelo “regozijo da Vida”, pelo amor e pela sabedoria. Aquele que “não trabalha se não receber dinheiro” tem o espírito escravizado, pois a sua Vida está presa ao dinheiro. Ser escravo de dinheiro não coaduna com a verdadeira democracia. É lamentável que algumas pessoas, em nome da democracia realizem greves movidas apenas pelo seu apego ao dinheiro. Tais pessoas desconhecem o verdadeiro sentido da democracia. É dono de si mesmo somente aquele que trabalha por livre vontade, movido unicamente por amor à humanidade ou por amor à pátria.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.