O sábado, 5, foi escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o “Dia Mundial da Higienização das Mãos”, data que chama atenção da população sobre a necessidade de higienizar corretamente as mãos, principalmente, os profissionais de saúde, uma vez que em ambientes hospitalares os riscos de os pacientes adquirirem infecções é muito grande.
“Dentro dos hospitais podemos adquirir várias doenças, por conta da concentração de micro-organismos nesse ambiente. Está aí, a importância de higienizar as mãos corretamente, já que o contato das mãos não higienizadas com o paciente é o principal mecanismo das infecções hospitalares. Então, antes e após o contato, o profissional deve lavar as mãos”, disse o médico infectologista, Rodrigo Daniel de Souza.
Ele também explica a importância da higienização. “O ato de lavar as mãos ajuda na prevenção de uma série de doenças, como gripes e resfriados, conjuntivite, ou diarreias, que podem ser causadas por vírus ou bactérias”, afirma. “Outras coisas são as verminoses. As mãos contaminadas por resíduos de fezes, seja da própria pessoa ou de outras, que vão o banheiro e não lavam as mãos, pode compartilhar vermes. O fato de compartilhar uma caneta contaminada, por exemplo, pode causar danos e depois se levar a mão à boca, pode causa r danos à saúde”, lembra.
Souza ressalta que as mãos devem ser higienizadas com água e sabão quando estiverem visivelmente sujas, caso contrário pode-se higienizá-las com álcool 70%. “Quando não tem atividade visível, mas a pessoa sabe que tocou em várias superfícies ela pode optar pelo álcool em gel. É comum olhar para as mãos e não ver sujeira, achar que ela está limpa, mas ela pode conter bactérias. O certo seria andar com recipiente com um pouco da solução, para caso de frequentar ambiente em que não tem como lavar com água e sabão. Mas, a verdade é que os dois métodos são eficientes”, disse.
Confira algumas recomendações para momentos em que a higienização se faz necessária:
- Sempre que estiverem visivelmente sujas ou contaminadas com sangue e outros fluidos corporais;
- Ao chegar em casa;
- Ao iniciar o turno de trabalho;
- Após ir ao banheiro;
- Antes e depois das refeições;
- Antes de preparo de alimentos;
- Antes de preparo e manipulação de medicamentos;
- Ao pegar em dinheiro;
- Antes e após visitas hospitalares;
- Sempre que utilizar transporte ou visitar locais públicos