Juiz de Fora já está em sintonia com o “Maio Amarelo”. O Morro do Cristo e o Paço Municipal, que abriga a Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) e o Espaço Cidadão, receberam iluminação em amarelo para lembrar a data. Na quarta-feira, 2, a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) deu o pontapé inicial, por meio da caravana, em que diversos veículos desfilaram pela principal via da cidade, a Avenida Rio Branco, chamando a atenção para o movimento.

Na sexta-feira, 4, a pasta iniciou um levantamento técnico dos semáforos da mesma avenida, com intuito de minimizar os conflitos e aumentar a segurança do espaço. No mesmo dia, a Polícia Militar (PM) em operação conjunta com a Settra e outros órgãos de fiscalização, como as polícias Militar Rodoviária (PMR) e a Rodoviária Federal (PRF), promoveu blitz educativa no bairro Alto dos Passos, zona Sul para conscientizar condutores e pedestres. Essas e outras ações estão previstas para os próximos 30 dias e vem de encontro ao lema da campanha em 2018 “Nós somos o trânsito”, que reforça a necessidade de mobilizar a população sobre a prevenção de acidentes de trânsito.

Apesar de todas as medidas adotadas pelo poder público, por meio dos órgãos de fiscalização, a quantidade de acidente de trânsito continua crescendo, sendo responsável por quase 40 mil vidas brasileiras perdidas todos os anos. Para a supervisora de Projetos de Educação para o Trânsito da Settra, Renata Vianna, o que precisa é uma mudança comportamental. “O principal fator é humano. O pedestre o condutor. A responsabilidade é de cada um. o conjunto ideal para segurança no trânsito seria a fiscalização, a engenharia de trânsito e a educação, o que chamamos de o tripé da segurança no trânsito. Movimentos como o Maio Amarela vem para conscientizar, mas, enquanto a parte humana não se reconhecer como responsável e ator principal da sociedade no transito, uma parte do tripé vai ficar em falta”, lembrou. “Por isso, que o tema deste ano é ‘Nós somos o trânsito’, para que as pessoas se reconheçam como integrante fundamental. É muito fácil apontar um erro, seja ele do governo, do estado da via, mas, a conscientização é o principal, e é nisso que o movimento nos faz pensar”, enfatizou Renata.

Segundo Renata, além das ações do Maio Amarelo, a Supervisão de Projetos de Educação para o Trânsito tem realizado palestras e blitz educativa em diversas instituições da cidade, seja ela pública ou privada. “São atividades para despertar o ‘gatilho’ da conscientização nas pessoas”, disse ela, ressaltando que o setor está aberto a agendamento, basta ligar para o telefone 3690-8235.

 

Campanha quer promover a mobilização da população sobre a prevenção de acidentes de trânsito. Foto: Rafaela Frutuoso

“INFRAÇÕES ESTÃO ASSOCIDAS A QUASE TODOS OS ACIDENTES”, DIZ TENENTE DA PM

Especialistas apontam que o excesso de velocidade, as ultrapassagens indevidas, a combinação de álcool e direção, a falta de cinto de segurança e o uso de celular ao volante são as cinco principais causas de acidentes de trânsito no país. Fato é, que, de acordo com o comandante do Pelotão de Policiamento de Trânsito da PM (PPTran), tenente DecioVernay, as infrações estão, na maior parte dos casos, associadas aos acidentes. “Em geral, quando tem um acidente de trânsito, ele é motivado por uma infração. Seja por não obedecer ao sinal semafórico, de parada ou por fazer uma conversão irregular. No caso de um atropelamento, pode ser por desrespeito do pedestre, que insiste em não atravessa no local destinado a ele”, explicou. “O trânsito de hoje é reflexo da cultura de um povo. Nada mais é do que uma questão humanitária ou de saúde pública mesmo. O que falta para dar certo é o respeito. O veículo é só um meio de transporte, mas, que o controla, é um ser humano, que, se respeitar as outras pessoas que compartilham o mesmo espaço com ele, certamente, alcançaremos bons resultados”, destacou.

Além da blitz educativa no bairro Alto dos Passos, a PM, em parceria com os outros órgãos de fiscalização, pretende realizar outras ações durante o Maio Amarelo. “Queremos conscientizar. Vamos distribuir panfletos, que difundirão a ideia do respeito. Temos equipes postadas em blitz todos os dias. No período, estaremos espalhando viaturas em pontos específicos da cidade, em grandes corredores e determinados horários, levando segurança para a população”, disse.

 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.