As casas de dois andares apresentam uma série de vantagens sobre as casas lineares: ocupam menos espaço no terreno, deixando mais área livre para o lazer, jardim, quintal; permitem mais recursos volumétricos e estéticos para se criar uma fachada mais agradável e atraente; possibilitam uma melhor separação entre as áreas íntimas e sociais/serviço; têm menor custo de construção por metro quadrado.
Entretanto, há um elemento específico nesse tipo de construção que costuma deixar as pessoas com um pé atrás: a escada.
– E quando eu ficar velhinho?
– E se eu me acidentar e não puder subir e descer?
– Escadas enfeiam a casa!
– Elas fazem perder muito espaço.
Sem dúvida, todo projeto é único, pois tem que atender as necessidades específicas do usuário do espaço, por isso nem sempre a casa de dois pavimentos seria a melhor opção… mas fazer uma casa de um pavimento por falta de opção ou limitação de conhecimento é uma lástima.
Para questões de acessibilidade e dificuldade de locomoção, por exemplo, há várias soluções. Uma delas seria um elevador PNE (Pessoas com Necessidades Especiais). Por incrível que pareça, com o dinheiro economizado na construção de dois andares em detrimento da opção de um pavimento, daria para instalar esse equipamento e ainda sobraria para o churrasco de inauguração.
Outra solução seria criar um escritório reversível no primeiro andar.
Mas, voltando ao básico, as escadas bem projetadas resolvem as questões de “perda de espaço” e podem facilmente ser um elemento de destaque da residência. Para isso servem os bons arquitetos.
Inspire-se, a seguir, com algumas dicas de escadas que poderão se tornar a “atração turística” da sua casa.
COMENTÁRIOS
Escada Enclausurada
As escadas em “U”, quando fechadas por paredes, criam uma sensação de claustro e deixam a subida mais cansativa. Aqui, o jogo de cheios e vazios transformou essa escada, teoricamente comum, em um elemento escultórico diferenciado.
Escada ou armário
Por que não transformar o “espaço perdido” sob as escadas em um armário, roupeiro ou jardim?
Guerra com a estética
A escada caracol (helicoidal) é um ótimo recurso para quando não se tem muito espaço para a instalação de uma escada. E não é porque tinha funções militares que precisamos guerrear com a estética, não é?
Escada Santos Dumont
Esse tipo de escada é um bom recurso para que não tem muito espaço horizontal para o desenvolvimento dos degraus. Só não é muito recomendado se for um lugar de fluxo constante, já que não é tão segura e confortável.
Reta não é chata
E quem disse que as escadas lineares precisam sempre ter a mesma cara?
Primeira pisada
Com uma primeira pisada diferenciada, a escada passa a ser um convite à circulação.
Escada Plissada
Um detalhe simples faz toda a diferença. Esse tipo de escada tem “degraus” também na parte debaixo.
Escada de revista
Falar o que, né?
CURIOSIDADE
Atualmente, a escada caracol (ou escada helicoidal) é uma estrutura coringa para economizar espaço quando se precisa ir de um andar ao outro dentro de uma mesma unidade.
Mas sabia que antes disso esse tipo de escada desempenhava uma função militar?
Elas levavam ao topo das torres, que muitas vezes eram o último refúgio em caso de invasão do castelo.
Para cumprir bem essa função de defesa, ela deveria atender a dois requisitos: ser estreita e subir no sentido horário.
Sendo estreitas só permitiam a passagem de uma pessoa por vez: isso garantia que o defensor não fosse atacado por mais de um soldado ao mesmo tempo, fazendo com que a luta fosse sempre “mano a mano”, independente do contingente do exército inimigo.
E sabe por que deveriam subir no sentido horário?
Isso é um segredo militar! Mas, se quer descobrir, acesse aqui: www.facebook.com/fengshuidefinitivo
Para sugestões e informações:
(32) 99103-1405