A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) publica, nesta quinta-feira, 3, o contrato com o Consórcio Conata Infracon, que será responsável por concluir as obras do Ginásio Poliesportivo “Jornalista Antônio Marcos”. Após a publicação, a empresa tem 15 dias para mobilização e instalação de canteiro de obras e prazo de 18 meses para execução dos trabalhos.
A estrutura em concreto já está cerca de 80% concluída e a alvenaria está pronta. Além disso, a arquibancada apoiada está finalizada e a estruturada está em fase final. O objetivo é terminar a parte estrutural para, em seguida, fazer a cobertura do ginásio. Com a cobertura finalizada, serão feitas as instalações elétricas e hidro sanitárias e os acabamentos, sem preocupação com as condições climáticas.
A empresa foi a segunda colocada na licitação que aconteceu em 2016 para a retomada das obras do ginásio poliesportivo. Com a desistência da Metalúrgica Valença, primeira colocada, e de acordo com a Lei 8666, a segunda vencedora pode assumir os trabalhos, desde que aceite o valor da primeira classificada. “Conversamos com a empresa que ficou em segundo lugar e ela se interessou em assumir a obra, dentro das condições estabelecidas na lei. Com isso, formalizamos o contrato que está sendo publicado”, acrescenta o secretário de Obras, Amaury Couri.
Sobre a estrutura do ginásio
Situado no bairro Aeroporto, Cidade Alta, a estrutura, com capacidade para cerca de cinco mil pessoas, permitirá a realização de jogos oficiais de futsal, vôlei, basquete e handebol na cidade. O equipamento integrará complexo esportivo junto com o Estádio Municipal Radialista Mário Helênio e foi projetado para atender padrões definidos por órgãos internacionais. Contará com estrutura capaz de sediar eventos nacionais e internacionais, suprindo a carência de espaço que possa promover a profissionalização da atividade esportiva de alto nível.
O ginásio terá acessibilidade plena, quadra poliesportiva, salas multiuso para cursos de formação e aperfeiçoamento, vestiários com acessibilidade, sala de musculação e de descanso para os atletas e, na área externa, praça de alimentação e espaço para uso variado, com palco. O projeto, sintonizado com questões ambientais, prevê, por exemplo, o reuso das águas pluviais e sanitárias e a utilização de iluminação e ventilação naturais.
Fonte: Assessoria