O sucesso por trás do associativismo

Uma associação pode seguir o modelo tradicional, com grande número de associados, ou constituir um associativismo menor, de pequenos grupos. Dependendo do modelo, algumas regras podem ajudar a diminuir os riscos e garantir que os objetivos da associação sejam atingidos. No associativismo tradicional, com grande número de associados, há dificuldade em se estabelecerem objetivos comuns.

Muitos participantes têm interesses diferentes e até contrários.No associativismo em pequenos grupos, por causa do pequeno número de associados (geralmente de 5 a 25 pessoas), torna-se mais fácil estabelecer objetivos comuns. As decisões podem ser descentralizadas, tomadas pela decisão comum dos associados.

 

Disso resulta uma rotatividade de lideranças.Como a responsabilidade pelo sucesso é de todos os associados, eleva-se o grau de comprometimento e, por isso, é preciso dar muita importância ao planejamento e às ações Muitas das ideias são fáceis de serem realizadas e as ações são implementadas rapidamente. Os participantes têm praticamente os mesmos interesses e existe uma relação de transparência bem maior.

 

Nesse caso, como geralmente há um baixo nível de comprometimento dos associados, a responsabilidade do sucesso é da diretoria, que precisa ter a visão de que é difícil realizar a maioria das ideias.As ações são implementadas lentamente e é comum que aconteça a perpetuação de alguns líderes, que conseguem agrupar muitos associados com interesses parecidos.

 


Diego Paiva sócio proprietário da rede Activa Fitness Center – Presidente da ACADJF.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.