Até o próximo dia 27 deste mês, o Departamento de Transferência de Renda (DTR) da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) promoverá um mutirão para cadastrar os atendidos pelo Benefício de Prestação Continuada/Lei Orgânica de Assistência Social (BPC/Loas) no Cadastro Único (CadÚnico). A ação acontecerá das 8h às 11h30 e de 14h às 17h30, na Rua Halfeld, 450, Centro, ou no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo do beneficiário. O mesmo procedimento está previsto para o mês de maio, entre os dias 21 e 25.

De acordo com o gerente do DTR, Alfredo Faria, das cerca de 9 mil pessoas que recebem o benefício, ainda estão faltando 3.500 para se cadastrar, por isso, a necessidade de reforçar o chamado. “Essas pessoas têm até 31 de dezembro de 2018 para estar no CadÚnico. Inclusive, o prazo para os idosos se cadastrarem era até 31 de dezembro do ano passado, mas, como o governo detectou que muita gente não tinha realizado, prorrogou para este ano”, afirmou. “Caso os atendidos não se cadastrem até o fim do ano, eles correm o risco de perder o benefício. O governo já deixou claro que a partir de janeiro de 2019 vai suspender. É algo que nos preocupa, uma vez que temos um número grande para cadastrar”, acrescentou.

O requisito para receber o benefício é ter mais de 65 anos, ou ser pessoa com deficiência, de qualquer idade, com impedimento de natureza física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo (que produza efeitos pelo tempo mínimo de dois anos), que o impossibilite de participar de forma plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas. Os documentos necessários para o cadastro são carteira identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovantes de renda e residência.

CADÚNICO

O CadÚnico é a porta de entrada para os programas sociais, sendo obrigatório para inclusão no BPC, Bolsa Família e “Minha Casa, Minha Vida” e concessão de tarifas sociais de água e luz, da Carteira do Idoso, de Identidade Jovem (IdJovem) e de isenção de taxas de concurso público. Para mais informações, o telefone do DTR é o 3690-7071. Para tirar dúvidas ou obter informações referentes ao Bolsa Família, o telefone é o 3690-8467.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.