O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-Minas) promoveu na última semana, entre os dias 9 e 13 de abril de 2018, ações de fiscalização nos empreendimentos e obras em Juiz de Fora. A ação mobilizou todos os fiscais das inspetorias da Região Sudeste do Crea-Minas, composta pelas cidades de Barbacena, Cataguases, Juiz de Fora, Ponte Nova, São João Del-Rei, Ubá e Viçosa.
A fiscalização ocorreu em 86 obras e 68 empreendimentos da cidade, que foram selecionados com base nos serviços de engenharia prestados e em obras de grande impacto na cidade. Segundo o supervisor do Crea-Minas da Região Sudeste, engenheiro civil e de segurança do trabalho Antônio Andrade, foram fiscalizados os contratos em serviços de engenharia/agronomia, a regularidade junto ao Conselho, os registros do quadro técnico, bem como o registro de empresas/profissionais contratados para os serviços de engenharia/agronomia. A vistoria gerou 30 relatórios de ocorrências.
A fiscalização do Crea-Minas é focada no exercício profissional da engenharia, agronomia, geologia, geografia e meteorologia, conforme prevê a Lei Federal 5.194/1966. Nesta ação, foi esclarecido aos empreendedores a função do Conselho, que é defender a sociedade da prática ilegal das atividades técnicas, garantindo que existam profissionais legalmente habilitados, com conhecimento e atribuições específicas, na condução dos empreendimentos da área tecnológica. “O Crea-Minas cumpre o seu dever legal de zelar pelo interesse público quando verifica a existência de um responsável técnico habilitado para os citados serviços. Esta ação garante atendimento especializado, o que contribui para a melhoria do serviço e otimização do empreendimento”, afirma Antônio Andrade.
Fonte: Assessoria / Crea-MG