Você sabe fazer reuniões produtivas com sua equipe de vendas?

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Consegue pensar rapidamente em um vendedor que goste de reuniões? Provavelmente se você conseguiu pensar em um que goste, esse cara não é vendedor, ou, você consegue de fato fazer uma reunião muito produtiva.

A cabeça de um vendedor funciona para produtividade. Tempo parado, ouvindo o gerente é perda de tempo. Mas, precisamos fazer reuniões de alinhamento, feedback, apresentação de resultados, medidas pontuais, etc… e como prender a atenção dos vendedores para que absorvam todo o conteúdo? Estou aqui para te ajudar! Vamos lá?

1 – Trate um assunto por reunião: reunião de vendas deve ser curta, objetiva. Trate um assunto por vez. Vou dar um exemplo. Busque um indicador onde todos têm oportunidade de melhoria e traga para a reunião formas de melhorar este indicador. Deixe como tarefa, com prazo para verificação e, cobre no prazo o andamento e a evolução do mesmo.

2 – Periodicidade das reuniões: bom senso é crucial.

• Reuniões diárias: sempre de pé, cinco a dez minutos no máximo, estimulando a ação. Muito bom dar a meta do dia e indicar o que precisa ser atacado para vender mais. Pode intercalar com um motivacional.

• Reuniões semanais: trinta minutos no máximo. Relatar acontecimentos da semana, foco para a semana vigente, indicando meta e estimulando a equipe. Assuntos delicados no início para terminar a reunião em alto astral.

• Reuniões mensais: normalmente é a reunião de apresentação de resultados. Quarenta e cinco minutos no máximo. Histórico do mês, com apresentação dos resultados (pontos fortes e pontos fracos através de indicadores).

3 – Tenha sempre uma pauta: reunião sem pauta não é reunião, e sim uma conversa mal direcionada. Reunião por menor que seja precisa ter pauta e ata com os itens de ação para que as tarefas dadas sejam cobradas na próxima reunião. Pode parecer burocrático, mas ter um relator para se responsabilizar em anotar tudo e enviar a todos os interessados surte muito efeito. Todos se comprometem. A questão é incorporar o hábito.

4 – Reunião e feedback: muitos gestores confundem. Reunião com a equipe não é o momento de apontar a oportunidade individual de um vendedor. Esse momento é o feedback individual. Reunião é um encontro estratégico para avaliar se o plano de ação para o período está seguindo à contento e para possíveis ajustes. Tome muito cuidado.

O menos é mais meu povo! Foco no resultado, foco na meta e estímulo! Pequenas mudanças trazem grandes resultados!
Que dia será sua próxima reunião com sua equipe?

 

Genaína Queiroz, Master Coach, certificada pela Sociedade Brasileira de Coaching, Sócia Fundadora do Grupo Sinergia Soluções Corporativas, especialista no desenvolvimento de Líderes e Equipes Comerciais e de Atendimento.




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