O Turismo Rural no Rio Grande do Sul é levado muito a sério, por isso, o próprio governo do estado criou um guia que mostra as rotas e os roteiros gaúchos, destacando propriedades rurais que oferecem atividades que resgatam as tradições locais, tão ricas em seus núcleos sociais por menores que sejam, onde se cultuam com autenticidade as manifestações próprias do povo gaúcho, quer nos usos e costumes de um modo geral e particularmente na música, na dança, nas artes espontâneas, na gastronomia, no campeirismo gaúcho, que identificam o estado.
“Sentir-se em casa em cada propriedade que se entra”. Esse é o sentimento compartilhado entre proprietários e visitantes, nas fazendas ou nas colônias que desenvolvem o turismo rural pelo Estado. Um mundo de autenticidade, refletindo no cotidiano a herança cultural dos antepassados que construíram essa terra, hábitos e estilos de vida preservados do povo gaúcho, andar de carroça, percorrer trilhas ecológicas e saborear a cachaça produzida nos alambiques artesanais, apreciar as vinícolas que se encontram ao longo do trajeto com degustação e varejo de produtos típicos coloniais são atrações que estão contempladas nos Roteiros Turísticos Rurais Gaúchos.
Ouvir o grito do quero-quero, renascer através das estórias do ‘nonno’ e provar os quitutes carinhosamente elaborados pela ‘nonna’, passear entre vinhas e vales, capelas e capitéis, passear por jardins repletos deflores, muita música alemã e polonesa, artesanato em madeira, em palha de milho e trigo, além de observar a arquitetura enxaimel e saborear a culinária legada dos colonizadores desta terra.
O doce amargo do mate, a comida típica feita no fogo à lenha, o churrasco junto ao fogo de chão e sentir o calor humano e hospitaleiro do gaúcho na roda de chimarrão, essas são as tradicionais culturas preservadas por anos no estado.
São diversas propriedades e roteiros rurais distribuídos, harmoniosamente, nas Regiões Turísticas do Rio Grande do Sul esperando o visitante. Anote alguns destaques roteiros:
Rotas e Roteiros Rurais Grande Porto Alegre. Caminhos Rurais de Porto Alegre – Um recanto surpreendente. Três paisagens são marcantes na geografia de Porto Alegre: a da planície – onde se concentra a efervescência urbana, cultural de comércio, serviços e eventos, a do Lago Guaíba – com sua arejada orla fluvial de 72 km, e é formada por uma cadeia de 40 morros, que faz um recorte ondulado no horizonte em direção ao Sul. Do topo desses morros pode-se descansar os olhos nas águas calmas do lago e ter as mais belas vistas panorâmicas da cidade. É em meio a essa paisagem da Zona Sul e seu clima de montanha que estão os Caminhos Rurais de Porto Alegre – um rico patrimônio ambiental e cultural do município.
Com mais de 40 atrativos, os Caminhos Rurais ampliam as opções de lazer na Zona Sul em bairros onde a história está nos costumes, na arquitetura, nas ruas, nas figueiras seculares das praças, nas festas populares que comemoram as colheitas, nos produtos coloniais, no artesanato, nas cantinas e restaurantes. Esta região das estâncias do século XIX é hoje ocupada por pequenas propriedades de expressiva agricultura familiar e de frutas por safra. O mel e a floricultura são famosos, assim como a pesca e as curiosas criações de ovelhas, búfalos e cavalos.
Os Caminhos Rurais são uma ótima experiência de resgate das origens e de uma vivência de turismo sustentável. Tudo a poucos minutos do coração de cidade. Surpreenda-se!
Rotas e Roteiros Rurais Litoral Norte Gaúcho. Projeto Monjolo e Evaristo – Santo Antônio da Patrulha, roteiro que o visitante tem oportunidade de realizar caminhadas por trilhas ecológicas, degustar produtos coloniais e frutas da época, além de conhecer a Gruta Nossa Senhora da Saúde e a Igreja de São Paulo. O ponto forte é o Café Monjolo, restaurante decorado com objetos de época que serve culinária típica e, também, a Vinícola Zolin, onde produz vinhos tinto de mesa seco e bordô, com uvas provenientes de produção própria.
Essa também é a Rota da Cachaça e da Rapadura, Terra de Sabores e Sensações – resgata a história de Santo Antônio da Patrulha, um dos municípios mais antigos do Estado que tem seu desenvolvimento ligado à cultura da cana-de-açúcar, trazida pelos portugueses, por volta de 1770. Júlio de Castilhos ao receber sua encomenda ao intendente de Santo Antônio da Patrulha referiu-se à “Caninha Lágrimas de Santo Antônio”, com a qual ele gostava de brindar com os amigos mais próximos. Depois da famosa “caninha”outros produtos derivados dela foram surgindo: o melado, a rapadura, entre outros.
Conforme a maneira de fazer, surgiram os diferentes tipos de rapadura: “puxa-puxa e pura”. O caldo de cana sempre foi apreciado, puro ou com misturas de limão e outras frutas, como jabuticaba e amora. Este caldo, aquecido, fermentado e destilado, ganhou apreciadores rapidamente. É a cachaça, com suas variações. Todos os empreendimentos da rota contam sua própria história, desde a abertura do negócio, quase sempre iniciado pelo avô ou pai, formas de fazer uma boa cachaça ou rapadura, segredo, lendas e superstições, além de mostrarem a forma simples de vida de toda a comunidade local.
Rotas e Roteiros Rurais Pampa Gaúcho – Caminho Farroupilha, Cultura e Tradição Gaúcha – a rota percorre as regiões que foram cenário do principal acontecimento político-militar do Sul do Brasil no século XIX, a Revolução Farroupilha (1883-1845). Estâncias, museus e charqueadas abrem as portas para receber os turistas, oferecendo emocionantes passeios temáticos e a autêntica vivência nas lidas campeiras. Excelente oportunidade para conhecer mais sobre este importante episódio da história do Rio Grande do Sul e do Brasil.
Rotas e Roteiros Rurais Costa Doce – Rotas Pelotas Colonial – Pelotas – os caminhos da colônia de Pelotas levam a paisagens pitorescas da encosta da Serra do Sudeste. A zona rural de Pelotas apresenta maior número de imigração em famílias alemãs, seguidas das italianas e outras, o que a faz tornar-se uma fonte de culturas coloniais, de artesanato, de arquitetura, de gastronomia e atividades diversas segmentadas, além das mais exuberantes paisagens de corredeiras, cachoeiras, pousadas, cafés coloniais, campings, trilhas e programas ecológicos. A Rota Pelotas Colonial oferece: descanso, entretenimento, conhecimento de história local e a gastronomia.
Caminho Pomerano – São Lourenço do Sul – no Caminho Pomerano, na colônia de São Lourenço do Sul, o visitante poderá ter contato com descendentes de imigrantes Pomeranos que chegaram em 1858 e conhecer a Noiva de Preto, o Convidador, figuras que resgatam a história da tradição desse povo. Provar o Maichnaps, a cachaça do Convidador.
Degustar e adquirir produtos da gastronomia, tradicional em empreendimentos como queijaria, café colonial, almoço com produtos ecológicos e sopa de galinha, horta agro-ecológica, ervas medicinais, schimiers, linguiça, cuca pomerana e ainda trilha, artesanato, prédios históricos e mais as belas paisagens da serra dos tapés.
São muitas Rotas e Roteiros Rurais por todo o Estado do Rio Grande do Sul, ainda tem muito mais. Em outra oportunidade conheceremos mais algumas também muito interessante.É só escolher a Rota que mais combina com seu perfil viajante e curtir as tradições gaúchas.
DICAS DE VIAGEM
– Há bikes de graça em certas cidades do Sul?Grátis, não. Muitas têm sistemas de compartilhamento. Alguns exigem cadastro prévio no site; em outros é só botar os dados do cartão de crédito nos totens. Nova York tem o CitiBike, Paris tem o Vèlib, que custa 1,70 euros por dia,e por aívai.
– O Uber é proibido em alguns países?
Ele divulga mais de 600 cidades onde atua, no entanto, enfrenta dificuldades que geraram uma página do Wikipédia que atualiza os processos em cada destino. O Uber já se retirou de lugares como a texana Austin e países como Bulgária, Hungria e Itália. E, em dezembro, viu a União Europeia decidir que o app, assim como o Cabify, não é plataforma de tecnologia, e sim empresa de transporte, logo seus motoristas deverão obter uma licença, como os taxistas.
– Apps, de carona são seguros?
Lá fora, adote os cuidados que tem no Brasil. O BlaBla-Car, de caronas rodoviárias, se diz 99% seguro e possui o botão “Ladies only”, para moças.