Desde a chegada do outono, no último dia 20, Juiz de Fora e região já vivenciam algumas características da estação, como por exemplo, a queda gradual nas temperaturas. A informação foi constatada pelo meteorologista do 5º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Luiz Ladeia.
Durante os próximos dias, durante o feriado e do final de semana, o tempo seguirá firme nas cidades da Zona da Mata. De acordo com Ladeia, “uma massa de ar seco predomina sobre a região, provocando quedas ligeiras de temperatura nas madrugadas, entretanto, mantendo as temperaturas mais elevadas durante o dia”, esclarece.
A perspectiva é que o tempo siga firme, com céu aberto a parcialmente nublado e sem previsão para chuvas nos próximos dias. No sábado, 31, e domingo, 1º de abril, podem ser esperadas névoas úmidas durante o começo da manhã, mas que ao longo do dia deverão se dissipar.
As temperaturas na Zona da Mata podem variar entre mínimas de 15°C e máximas de 34°C. A umidade do ar chega a 90% pelas manhãs e no período da tarde caem para 45%.Em Juiz de Fora, mais especificamente, as temperaturas devem variar entre mínimas de 17°C e máximas de 26°C.
PRÓXIMO MÊS
De acordo com Ladeia, para o mês de abril já podem ser aguardadas algumas chuvas pontuais. “Principalmente a partir do dia 15 do próximo mês, podem ser esperadas pancadas de chuva isoladas marcando a chegada de massas polares que provocarão quedas na temperatura”, explica.
O meteorologista também destacou como outra característica da estação, já registrada pelo Inmet, a variação na amplitude térmica. “Até então vinham sendo registradas temperaturas mínimas e máximas elevadas e mais próximas. A partir de agora, essas médias começam a se distanciar”, conclui.