A Semana Santa e as tradições cristãs em Minas Gerais

O Brasil, como o maior país católico do mundo, revive, em todo o país, o sofrimento vivido por Jesus do calvário à crucificação, culminando na ressurreição. Indo para o interior, principalmente nas cidades históricas de Minas as tradições católicas são muito fortes, são costumes preservados desde a época do período colonial.

São muitos turistas que vem de toda parte do país que visita o interior de Minas no feriado religioso. Buscam o contato direto com sua fé e não se cansam de acompanhar o ritual religioso das procissões por ruas estreitas das cidades históricas, ao som dos cânticos religiosos. Além das procissões são as missas e os mais diversos rituais de acordo com as características de cada cidade.

 

FÉ, CULTURA, REFLEXÃO E GRAÇA

A Semana Santa é uma data especial para todos os cristãos. E em Ouro Preto é uma solenidade tradicional, comemorada a mais de três séculos, onde a cidade se encontra em pleno estado de graça. Nas ladeiras históricas, a grande festa é celebrada misturando arte e fé, projetando o sentimento mais profundo do povo, com a dramaticidade barroca da liturgia e a emoção da arte.

Toda a cidade se empenha e se dedica à organização das festividades, principalmente na confecção dos tradicionais tapetes de flores, que se estende da Igreja de São Francisco de Assis até a Igreja Nossa Senhora do Rosário, no Centro da cidade. Ao longo dos tapetes, os grupos de seresta desfilam na madrugada das Aleluias, anunciado a alegria da Páscoa.

A Semana Santa de Ouro Preto guarda a mais profunda experiência a cerca da tradição cristã de Minas; é considerada uma das mais tradicionais do Brasil. Além do cenário propício e que relembra a Paixão de Cristo, diversos são os atos religiosas, pontos de referências para as celebrações. Muitos deles permanecem em atividades desde o século XVIII e envolvem as duas paróquias seculares da cidade, de forma alternada. Os grandes momentos das celebrações estão nas cerimônias que atestam a particularidade de cultura religiosa em Ouro Preto. As festividades começam no dia 25 de março e terminam em 01 de abril.

Concertos envolvendo repertórios de música sacra colonial composta em Vila Rica e Região, quando do Ciclo do Ouro, encenações litúrgicas nas escadarias e adros das igrejas, Via Sacra com quadros vivos, produção de spots, filmes e folheterias com o histórico e a descrição das cerimônias, indicando rituais, locais, exposições de artes em diversas salas e galerias da cidade e a confecção de tapetes artesanais e decorativos por cerca de 22 km, feitos com serragem, borra de café, raspa de couro, cal branco, etc.

Em São João Del Rei as celebrações da Semana Santa se iniciam visando preservar a memória da cidade histórica. Situada na região mineira de Campos das Vertentes, a cidade de São João Del Rei é privilegiada por seu patrimônio Histórico e artístico e por suas manifestações culturais, sobretudo de caráter religioso. A cidade é, sem dúvida, considerada um exemplo por realizar com toda a pompa, rituais suprimidos ou extintos pela Igreja Católica e, onde as celebrações são acompanhadas quase que diariamente por coral e orquestra.

A celebração da Semana Santa são-joaniense é atualmente, um fato cultural e artístico, muito significativo, que atrai todos os anos grande número de pessoas da comunidade e turistas constituindo-se num dos mais importantes eventos realizados no Circuito Turístico da Estrada Real. O significativo incremento da atividade turística gera fontes de trabalho e renda para as populações local e regional.

A Santa Igreja faz da Quaresma um tempo de santidade, um período em que o ideal de vida cristã e o esforço de santificação vão sempre, cada no, m pouco mais além. Através dos exercícios de piedade, esmola, jejum, abstinência e oração – recomenda-se de modo especial pela Igreja neste tempo, o cristão pode facilmente penetrar no sentido penitencial da Quaresma.

A Semana Santa de São João Del Rei é conhecida no mundo todo pelo seu valor religioso, cultural e artístico. É um verdadeiro patrimônio da humanidade, solidificando cada vez mais, através dos séculos, como manifestação de fé e de erudição.

A Semana Santa é santa porque revive a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Entretanto, ela também é santa porque nos convida à conversão e nos propicia isso por meio do que se vive intensamente nas celebrações. Em São João Del Rei, além desses exercícios acima mencionados, conservam-se, com carinho, outros atos de piedade que tornaram tradições locais.

Em Sabará, Região Metropolitana de Belo Horizonte, uma tradição de mais de 300 anos reúne os católicos. As imagens e as paredes da centenária igreja de São Francisco permanecem cobertas, em sinal de respeito. Em um momento solene, o som das matracas anuncia que o sepulcro foi será aberto. Em fila, os fiéis se aproximam da imagem de Cristo para fazer agradecimentos e orações. Com toda fé, os católicos carregam ramos de manjericão e fazem a tradicional troca de moedas, que simboliza prosperidade.

O velório de Cristo também simboliza a penitência. Em vez de soldados, os fieis fazem a vigília do corpo de Jesus. Doze homens se revezam de hora em hora, até a sexta-feira da Paixão, em uma cerimônia que simboliza fé e devoção.

Nem os historiadores sabem, ao certo, por que a abertura do sepulcro, em Sabará, é realizada na quinta-feira e não na sexta-feira. Uma das explicações remonta à época dos escravos, que tinham que trabalhar na sexta e, portanto iniciavam a vigília do corpo de Cristo na noite anterior à data da crucificação. Outra versão diz que no século XVIII não existiam algumas das cerimônias atuais. E há, ainda, quem diga que a tradição veio da Idade Média, quando se acreditava que Cristo tinha morrido na quinta-feira e não na sexta.

Mariana com mais de 320 anos de existência, tem uma das celebrações mais tradicionais de Minas. A procissão das almas, na madrugada de sexta-feira da Paixão, em que fiéis se cobre com túnicas brancas e carregam velas pelas ruas do Centro Histórico. No domingo de Páscoa, a cidades se enche de cores. As ruas são enfeitadas e as janelas decoradas com colchas de retalhos, toalhas bordadas e vasos de flores. Os sinos anunciam o início da procissão, formada por crianças vestidas de anjo passando por ruas cobertas por tapetes de serragem. O palco principal das festividades é a Catedral da Sé e a praça Minas Gerais, que conta com bailes, shows, malhação do Judas e os tapetes de flores e serragens coloridas. É a cidade toda que se mobiliza para continuar uma tradição de séculos.

Todas essas cidades possuem hotéis, pousadas, restaurantes, bares e pensões para atender a todos os visitantes.


DICAS DE VIAGEM

– Ingerir álcool na altitude ou no voo deixa bêbado mais rápido?
A Associação Brasileira de Pilotos da Aviação Civil (Abrapac) afirma que sim, e a responsável é a pressão atmosférica no avião, que é equivalente à de uma cidade de 2400 metros acima do nível do mar: é que, como a maior parte das pessoas está acostumada com altitudes menores, isso já altera a circulação sanguínea e aumenta a velocidade e o grau de absorção do álcool.

– A asa é o lugar mais seguro do avião?
As chances de uma aeronave cair são mínimas, uma em 1,2 milhão, e a maioria dos especialistas prega que não existe nenhuma posição mais segura no avião, já que as circunstâncias da queda são definitivas para os tripulantes. Ainda assim, segundo uma análise de dados da National Transportation Safety Board, órgão de segurança em transporte dos Estados Unidos, quem conta com mais chances de sobreviver são os passageiros que estão na parte traseira das aeronaves.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.