A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) divulgou nesta terça-feira, 20, um novo Boletim Epidemiológico confirmando sete mortes por febre amarela em Juiz de Fora, além de 26 pessoas internadas em decorrência da mesma doença. Comparado ao último levantamento, lançado no dia 13 deste mês, foram três novos casos de internação e uma morte a mais.
Conforme dados da Secretaria de Saúde (SS), o município já registrou 533.604 doses únicas de vacina contra febre amarela aplicadas. A taxa de vacinação já chega a 101,59%. O número chama a atenção por ultrapassar o 100%, o que representaria que toda da população juiz-forana estaria vacinada, entretanto, a Secretaria explica que o número leva em conta o acumulado e assim, precisa registrar, por exemplo, pessoas que se vacinam pela segunda vez ou outras cidades e regiões.
A vacinação, porém, continua ocorrendo na cidade e quem ainda não se vacinou pode procurar os postos e ficar atento a campanhas de reforço que vierem a ocorrer.
CASOS EM MINAS
Desde o início do 2º período de monitoramento da Febre Amarela (julho/2017 a junho/2018), foram confirmados 396 casos da doença em Minas Gerais, destes casos, 137 evoluíram para óbito e outros 650 casos continuam em investigação.
Dentre os casos em investigação, há registro de 11 pacientes com histórico de vacinação prévia e exame positivo para febre amarela. Esses pacientes permanecem em investigação para levantamento de informações clínicas e epidemiológicas fundamentais para conclusão dos casos. Atualmente há uma comissão que investiga esses casos, com a participação do Ministério da Saúde.
Cabe ressaltar que a eficácia da vacina contra febre amarela é de 95% a 98%, sendo considerada altamente eficaz e segura na prevenção da transmissão do vírus. Como medida adicional, para a população mais exposta à circulação do vírus, recomenda-se também a utilização de repelente como medida de proteção individual.
A Organização Mundial de Saúde recomenda, ratificado pelo Ministério da Saúde, que uma única dose da vacina contra a doença confere proteção por toda a vida.
Atualmente, a cobertura vacinal acumulada de febre amarela em Minas Gerais está em torno de 90,50%. Ainda há uma estimativa de 1.926.054 pessoas que ainda não foram vacinadas, especialmente na faixa-etária de 15 a 59 anos de idade.
Entre os 853 municípios do estado, 205 deles não alcançaram 80% de cobertura vacinal; outros 295 dos municípios têm entre 80% e 94,9% de seus moradores vacinados; com mais de 95%, estão 354 das cidades mineiras.