Agentes de Combate a Endemias da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora participam de uma força-tarefa em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES/MG) na cidade para o combate ao Aedes aegypti. Os trabalhos acontecem nesta sexta, no sábado e domingo nos bairros Grama e Jardim Emaús, na região nordeste da cidade.
O objetivo da ação é vistoriar casas e comércios na busca por focos do mosquito transmissor da dengue, Zika, chikungunya e febre amarela urbana. De acordo com o coordenador de campo do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da SS, Juvenal Franco, é fundamental que a população destas localidades recebam os agentes, abram as portas de suas casas, para que a vistoria e o tratamento de possíveis focos possam ser feitos, e ouçam com atenção as orientações dos profissionais.
Os agentes estarão circulando pelas ruas dos bairros nesta sexta e no sábado, das 8 às 16 horas, e no domingo, das 8 às 14 horas.
VACINA, OUTRA FRENTE DE TRABALHO
No combate à febre amarela, outro foco de ação tem sido a ampliação da cobertura vacinal da população. Para isto, a Secretaria de Saúde firmou parcerias com a UFJF e o Shopping Jardim Norte para a aplicação de vacina em horários especiais nestes locais, facilitando o acesso dos juiz-foranos.
As equipes estarão no Piso L2 do shopping Jardim Norte, em frente à Renner, nos próximos dias 19, 22 e 23, das 19 às 21h30, e no dia 21, excepcionalmente, das 10 às 12 horas.
Na UFJF, entre os dias 19 e 23, profissionais da PJF e da Faculdade de Enfermagem da UFJF estarão no saguão da Reitoria, entre 8 e 16 horas, aplicando a dose única da vacina.
Fonte: Assessoria / PJF