Conheça cinco dicas para pedir uma revisão direta no INSS

O aposentado pode ter direito a uma revisão do seu benefício se verificar que houve erro no cálculo feito pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no momento da concessão. Mas, ao contrário do que muitos acreditam, não há algum tipo de correção geral e periódica, feita automaticamente pelo INSS para compensar a defasagem do valor da renda mensal.

Por isso, o primeiro passo para identificar se o aposentado pode pedir uma revisão, é conferir, na papelada referente ao benefício, se houve alguma falha e se algum período ou salário ficou de fora da conta. A busca deve ser feita no Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis), na carta de concessão e no processo administrativo.

Identificado o problema no cálculo, o aposentado deve separar a documentação que reforce seu pedido. Carteiras de trabalho, extratos analíticos do FGTS e holerites são alguns dos principais. Algumas correções demandam documentos específicos, como o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) para quem quer incluir o período em atividade insalubre como tempo especial.

Também será necessário preparar um pedido por escrito, explicando porque a revisão está sendo solicitada. A solicitação pode ser feita diretamente ao INSS, sem a necessidade de processo judicial ou intermédio de advogado. Para isso, basta agendar um atendimento em uma agência da Previdência Social e apresentar o pedido e a documentação correspondente.

O prazo para pedir a revisão é dez anos após a concessão da aposentadoria. Em alguns casos é possível garantir uma correção após essa data, mas será necessário recorrer à Justiça.


 




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