O histórico da obra, curiosidades do projeto e detalhes da estrutura técnica estão entre os pontos abordados nas visitas guiadas ao prédio do Teatro “Paschoal Carlos Magno”, oferecidas pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). A atividade é inteiramente gratuita e coordenada pela Fundação Cultural “Alfredo Ferreira Lage” (Funalfa). Os interessados devem formalizar o pedido pelo e-mail paschoal.teatro@gmail.com, informando nome completo e telefone para contato. As datas serão agendadas conforme a demanda para formação de grupos, de até 20 pessoas.
Entregue à cidade no dia 2 de março de 2018, o “Paschoal Carlos Magno” está localizado na Rua Gilberto de Alencar, atrás da Igreja de São Sebastião, no Centro. A casa de espetáculos, com 407 lugares, representa vitória da classe artística e da população da cidade, que sempre cobraram a conclusão da obra, iniciada em 1981. Devido a série de problemas, como instabilidade do terreno e custos elevados com indenização de vizinhos, cujos imóveis foram abalados, os trabalhos acabaram interrompidos e só foram retomados mais de 30 anos depois.
Em 2018, quando a Funalfa completa 40 anos à frente da gestão cultural do município, o teatro municipal finalmente se tornou realidade, passando a funcionar como centro propulsor e difusor de cultura. Sua conclusão foi viabilizada por meio de parceria entre o município e a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig).
Fonte: Assessoria