Na quarta-feira, 7, cerca de 60 instituições participaram da reunião geral que dá início à 25ª edição dos Jogos Intercolegiais, a fim de avaliar a edição 2017, o regulamento e cronograma para 2018.
De acordo com a coordenação o início dos Jogos está previsto para abril. A expectativa é que este ano os Jogos Intercolegiais possam superar o sucesso do ano passado, com a participação de 72 escolas, tendo aproximadamente 4600 alunos-atletas envolvidos em 12 modalidades.
A novidade desta edição é que haverá uma classificação por rede de ensino, premiando, ao final do ano, as 1ª, 2ª e 3ª escolas das redes particular, municipal, estadual e federal.
Jogos Intercolegiais
Têm por finalidade incentivar a participação das instituições de ensino de Juiz de Fora em atividades esportivas, promover a ampla mobilização da juventude estudantil em torno do esporte e promover a integração entre os estudantes com idade escolar da cidade. A competição envolve alunos na faixa etária entre 12 e 17 anos da rede pública municipal, estadual, federal e da rede particular do município de Juiz de Fora. São disputadas modalidades individuais e coletivas, além de provas paralímpicas.
Os jogos fundamentam-se nos princípios de valorização do esporte escolar, tais como: participação, cooperação, emancipação e inclusão, norteadores da construção e realização das ações que, antes de tudo, são pedagógicas, contribuindo para a formação cidadã dos estudantes. A competição estabelece consonância com os princípios educacionais, ao valorizar a corporeidade, o lúdico, os esportes e o movimento de formação humana, contribuindo para a formação integral dos alunos.