Rondas preventivas, acompanhamento de visitantes, recolhimento de animais silvestres, realização de trilhas ecológicas e apoio a outros órgãos foram algumas das atividades realizadas pela equipe da Guarda Municipal Ambiental (GMA), entre agosto de 2017 e janeiro deste ano. Durante o período foram 273 ações de proteção ao meio ambiente. A GMA é um grupamento da Guarda Municipal, com sede no Parque da Lajinha, responsável por ações preventivas, dentro e fora da unidade de conservação. De acordo com a lei de criação da Guarda Municipal (nº 11.206/06), é atribuição do órgão a proteção ao meio ambiente em áreas verdes sob responsabilidade do município.
As ações de apoio direto à Secretaria de Meio Ambiente (SMA) foram as que prevaleceram nos índices de atendimento da equipe, com 106 registros. São deslocamentos com servidores para manutenção de aceiros, transporte de mudas, participação em eventos, como soltura de alevinos no Rio do Peixe. Esta interação das equipes da Guarda e da SMA é prática comum, diante da convergência de suas atividades.
“No Parque da Lajinha é grande também a procura de grupos diversos, como estudantes, projetos sociais e idosos, para passeios ecológicos. Nestes casos, a GMA recepciona os visitantes e orienta sobre os atrativos do parque, conduzindo-os, após palestra de instrução ambiental, a caminhada por trilhas diferenciadas. Todo o trabalho é pautado na preservação da fauna e flora, bem como na garantia do direito de uso do espaço público por todos”, explicou o supervisor da GMA, Denilson Luiz. Somente no último semestre, a equipe fez 67 acompanhamentos desta natureza. Também, neste período, a GMA realizou 20 rondas preventivas em áreas verdes do município, e participou de cinco ações educativas, alertando sobre o risco de incêndio nos períodos de estiagem. Cinco animais da fauna silvestre foram encaminhados ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e 26 infrações às normas do parque foram registradas.
Diversos projetos foram realizados pela GMA, como a manutenção da “Estação Verde”, dentro do Parque da Lajinha. A extensão deste trabalho teve repercussões na Creche Comunitária do Bairro Vila Ideal, onde as crianças aprenderam a plantar e cuidar da hortinha. E os laços de relação com a criançada aumentaram, com a execução do projeto “Sou Amigo da Guarda Municipal”, que ofereceu de presente, no Dia das Crianças, fotos personalizadas e livros para os pequenos. A equipe ainda promoveu duas exposições fotográficas: uma em agosto, dentro da programação do “Dia Nacional do Patrimônio”, e outra em setembro, em comemoração ao “Dia da Árvore”. Soma-se a isso o trabalho de identificação de espécies, com a colocação de placas, para que os visitantes possam conhecer e perceber as diferenças entre as árvores.
GMA NO PARQUE DA LAJINHA
Desde 2013, a GMA desenvolve trabalho de monitoramento das condições gerais do Parque Lajinha, uma Unidade de Conservação Ambiental (UC), que por isso possui algumas restrições de uso, como proibição de consumo de bebidas alcoólicas em seu interior, entrada de animais domésticos e uso de qualquer tipo de material incinerável, inclusive cigarros. A equipe orienta os frequentadores sobre essas regras, organizando e proporcionando mais segurança às pessoas, ao coibir também atos ilícitos. Hoje, o Parque da Lajinha pode ser considerado um dos principais pontos turísticos da cidade, onde o visitante tem a seu dispor beleza natural, ambiente aprazível e segurança para realizar suas atividades de lazer. E é para manter essa segurança que a Guarda Municipal está presente nesta Unidade de Conservação da Natureza.
BRIGADA DE INCÊNDIO FLORESTAL
Em 2011 foi criada a Brigada de Combate a Incêndios Florestais da Guarda. Os equipamentos utilizados foram doados pela então Agenda-JF, e o treinamento ficou sob responsabilidade do Corpo de Bombeiros Militar. A brigada é mais uma variação do trabalho mantido pela GMA. Nos últimos seis meses, nenhum incêndio foi registrado.
Fonte: Assessoria