A Missão de Assistência das Nações Unidas no Afeganistão (Unama), elogiou a vontade do governo do país em iniciar conversações de paz com o grupo dissidente talibã. A proposta foi apresentada nessa quarta-feira, 28, durante uma conferência internacional na capital, Cabul. A Unama apoia fortemente essa visão para que a paz seja alcançada por meio do diálogo e aconselha as partes envolvidas a conversarem o quanto antes. A informação é da ONU News.
A Unama elogiou ainda a prontidão das autoridades afegãs para discutir qualquer questão durante o processo de paz, incluindo aspectos ligados à Constituição, o fim de sanções e a libertação de prisioneiros.
O Conselho de Segurança das Nações Unidas estabeleceu a Unama, uma missão política, em março de 2002. Mas o Afeganistão continua sendo um país em conflito, o que ameaça as conquistas nacionais, diz o Departamento de Assuntos Políticos da ONU, que acredita que negociações de paz entre o governo afegão e grupos armados da oposição são a única alternativa para acabar com o conflito.
Neste sentido, a comunidade internacional tem um papel importante para ajudar a criar as condições para a paz. A reunião ocorrida em Cabul contou com a participação de representantes dos cinco países com assentos permanentes do Conselho de Segurança (China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia).
A Unama destaca que continua pronta para aumentar sua cooperação com os esforços para que a paz no Afeganistão seja alcançada e para o combate ao terrorismo e ao crime transnacional.
Fonte: Agência Brasil