O projeto de lei (PL) do vereador Marlon Siqueira (MDB) que trata da área de recreação para cães denominada Parcão foi aprovado em segunda discussão na tarde dessa quarta-feira, 21. O intuito é que parques e praças tenham um espaço, permitindo que os animais circulem soltos, mas sobre vigilância de seus tutores.
Ainda de acordo com o PL, para que o cão circule pelo local, algumas regras terão que ser respeitadas, como: Identificação na coleira ou peitoral; certificado de vacinação em dia contra raiva e cinomose, estarem devidamente vermifugados; o cão não poderá promover brigas e mordidas, caso isso aconteça, deverá ser retirados pelo seu tutor, que também precisa ser maior de idade. O PL também informa que deverá ser respeitada a entrada de apenas três animais por vez e não será permitida na área de recreação alimentos e nem brinquedos para os animais, justamente para que sejam evitados disputas ou confrontos entre ambos.
Em sua justificativa o proponente da matéria salienta que diversas praças do Brasil já passam por esta modernidade urbana incluindo áreas para cães se socializarem com outros animais além de se exercitarem. “O benefícios de passear com um cão, em locais adequados e exclusivos para recreação desses animais, vão além da saúde: na prática, os cães promovem a integração e a interação entre as pessoas, tornando-as mais sociáveis. Diversas cidades já implementaram projetos semelhantes a este e obtiveram sucesso, o nosso projeto visa atender a reivindicação de protetores de animais da cidade e de tutores de cães que, em sua maioria, não possuem espaço em suas residências para passearem com seu animal”, disse.
O projeto precisa de mais uma aprovação para seguir para sanção do Executivo.
Fonte: Assessoria