As vantagens e desvantagens das redes Sociais – Usem sem moderação, mas decida com muitíssima atenção

Hoje nós estamos vivendo na era digital, onde tudo é muito rápido, dinâmico e muitas informações são transmitidas de forma praticamente instantânea. Um dos meios de comunicação mais utilizados na era da comunicação são as redes sociais. Estas nada mais são do que meios para compartilhar informações pessoais e discutir ideias em torno de um mesmo interesse, de uma maneira rápida e eficiente. São a atualização das Ágoras atenienses ou mesmo, das praças publicas das cidades do século passado. Mas afinal, quais são as vantagens e as desvantagens das redes sociais?

Vantagens: Sem dúvida nenhuma, uma das maiores vantagens das redes sociais é a comunicação instantânea que elas oferecem. Por exemplo, com estes serviços é possível compartilhar conhecimentos, noticias e acontecimentos que ocorrem no outro lado do mundo, sem custo algum e com muito dinamismo. Também é possível participar de grupos, onde as pessoas possuem o mesmo interesse, para discutir ideias ou até mesmo vender produtos de qualquer natureza
Sem contar os outros inúmeros benefícios que elas fornecem, como, a comunicação instantânea com qualquer pessoa, fazer novos amigos, entretenimento e até mesmo procurar emprego.

Desvantagens: Uma das maiores desvantagens das redes sociais é a possibilidade de seus dados pessoais serem utilizados por criminosos para cometer algum delito, uma vez que nem mesmo a maior rede social do mundo garante total segurança de seus usuários. Não podemos nos esquecer que, às vezes, nós mesmos disponibilizamos nossas informações pessoais na rede para qualquer um visualizar.

Outro problema que cerca as redes sociais é o excesso de uso. Uma pesquisa revela que para algumas pessoas pode ser mais difícil resistir às tentações do Facebook e do Twitter, do que dizer não ao álcool e ao cigarro.

Podemos, também, destacar que as informações nas redes sociais não têm nenhum crivo ou filtro que possa dar veracidade as informações compartilhadas. A sociedade não pode deixar estes meios de comunicação ser referência na tomada de decisão. As discussões infundadas podem, em médio e longo prazo, formar relações de atrito, dificultar a comunicação e incapacitar pessoas de expressar sentimentos na vida real.

Hoje em dia é comum ver noticias que mostram as redes sociais como responsáveis pela tristeza que, muitas vezes, são confundidas como depressão em muitos adolescentes. Estas mídias sociais se tornam um problema quando elas começam a influenciar diretamente a vida dos jovens. Então, precisam do acompanhamento de um adulto – pais, responsáveis ou professor.

Um grande problema de quem passa muito tempo se expondo nas redes sociais é o “Cyberbullying”, pois qualquer ação que seja reprovada por outros usuários acaba na maioria das vezes resultando em uma avalanche de comentários ofensivos, que podem acabar influenciando negativamente na vida destas pessoas.

Adolescentes também podem ter sua atenção desviada, pois muitos acessam frequentemente o seu perfil nas redes sociais, gerando jovens com graves dificuldades de concentração. O professor de psicologia Barry Rosen realizou uma pesquisa com alunos do ensino médio e descobriu que alguns deles não conseguem ficar mais de 15 minutos sem espiar o Facebook. Ainda segundo Rosen, quanto mais meios de comunicação consumiam por dia, piores eram as notas dos alunos.

Nós não podemos deixar estes meios de comunicação se tornem algo pernicioso ou negativo. Podemos possibilitar em longo prazo a formação de uma população com dificuldades de comunicação e pessoas incapazes de expressar seus sentimentos na vida real.

Então, sugiro o seguinte: Usem sem moderação como veiculo de entretenimento desde que não atrapalhem suas atividades cotidianas, mas que estejam atentas a sua reação ou interpretação. É importante que busquem cada vez mais informações sobre tudo que nos rodeie dentro ou fora de uma rede Social.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.