Começando a temporada de competições com chave de ouro, os mineiros abriram o ano de 2018 com o pé direito na Copa Brasil de Cross Country, realizada neste domingo, 4, e disputada num circuito de 2km, na cidade de Bragança Paulista, interior de São Paulo.
Diversos atletas juiz-foranos, principalmente do projeto CRIA Atletismo da Faefid-UFJF, brilharam na Copa Brasil Caixa de Cross Country, promovida pela Confederação Brasileira de Atletismo. A competição serviu como seletiva para a Copa Pan-americana de Cross Country, programada para El Salvador (América Central), em 16 de fevereiro.
No masculino, Francisco Verissimo Perrout Lima (UFJF) venceu os 8 km, com o tempo de 27:17. Aos 18 anos, ele também se mostrou muito feliz por ter assegurado a vaga na Seleção Brasileira. “Participei de competições escolares, mas pela CBAt será minha primeira seleção,” comemorou Francisco, que acabou de passar por um estágio de um mês de treinamento na cidade de Iten, no Quênia. “Meu pai é o meu técnico e ele foi conhecer os métodos de preparação de lá”, disse, referindo-se a Jorge Perrout, da Universidade Federal de Juiz de Fora.
Integrante do Mundial de atletismo Escolar, na Turquia, em 2016, e com uma série de títulos nacionais importantes, o jovem atleta está satisfeito por poder representar a Seleção Brasileira numa disputa oficial. “Participei de competições escolares, mas pela CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo) será minha primeira seleção. Eu me sinto emocionado! Quando olho para trás e vejo como comecei – 7 anos atrás –, percebo tudo o que passei e onde cheguei. Isso tudo me deixa muito feliz, e mostra que o trabalho está dando certo. Em El Salvador pretendo correr tranquilo e fazer uma boa prova”.
8 km Sub-20
1-Francisco Verissimo Perrout Lima (UFJF) – 27:17
2-Evandro da Luz Bandeira (Barra do Garças) – 27:31
3-Mario Henrique Alves Brito (Barra do Garças) – 28:24
Cria/UFJF
Ainda por Minas Gerais, o projeto CRIA UFJF terminou a Copa Brasil Cross Country com o 3º lugar por equipes nos 10km e ainda garantiu outras duas terceiras colocações: com a mercesana Amanda Oliveira (Fac. Granbery/Ed. Física / Real Mercês/ Sicoob/ NutriMais), nos 10km Adulto (40min26s), e com a juiz-forana Noemi Alves (Apogeu), nos 4km Sub-18 (16min42s). Com esses resultados, o grupo fechou o torneio com a melhor participação de sua história em competições nacionais.