Menção Honrosa outorgada pela Câmara Municipal de Juiz de Fora anualmente às mulheres que se destacaram na vida do município passará a ser denominada Menção Honrosa Vereadora Vera Faria. A mudança na Resolução nº 1085, de 1997, foi proposta pelo vereador Rodrigo Mattos (PSDB) nessa terça-feira, 30, como forma de homenagear a primeira mulher a ser eleita vereadora pelo município. O texto segue para aprovação no período legislativo a ser iniciado após o Carnaval. Sendo aprovada, a mudança já contempla as homenageadas de março deste ano.
Vera Faria, de 100 anos, faleceu no último sábado, 27, no Rio de Janeiro, depois que foi internada para tratar uma pneumonia. O sepultamento foi realizado nessa segunda-feira, 29, no Cemitério Municipal de Juiz de Fora.
Incentivadora da participação da mulher na política, ela assume como suas as palavras da ex-presidente do Chile, Michelle Bachelet: “Quando uma mulher entra na política, muda a mulher, mas quando muitas mulheres entram na política, muda a política”.
Vera Faria foi a quinta mais bem votada entre os eleitos para a primeira legislatura após o golpe civil militar, entre 1968 e 1972.
Fonte: Assessoria