Os aposentados brasileiros têm bons motivos para comemorar no dia destinado a eles. Medidas tomadas pelo Governo do Brasil no último ano beneficiaram diretamente essa parcela da população.
Uma delas foi o reconhecimento automático da aposentadoria por idade. A outra, a mudança nas regras para os saques do PIS e Pasep, que ampliou a quantidade de pessoas com direito a sacar o benefício.
Desde agosto, o trabalhador que comprovar ter trabalhado por, no mínimo de 180 meses, além de ter idade mínima de 65 anos, se homem, ou 60 anos, se mulher, não precisa mais comparecer a um posto de atendimento para pedir a aposentadoria por idade.
Todos os meses, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) faz uma pesquisa para identificar os segurados que já têm o direito disponível. Essas pessoas recebem o comunicado sobre a concessão do benefício.
O segurado também poderá requerer a concessão do benefício por meio do canal 135. A partir disso, elas podem ligar para o número 135 e solicitar a aposentadoria. Para segurados especiais como agricultores familiares, pescadores artesanais e indígenas, a idade mínima é reduzida em cinco anos.
Em relação ao PIS/Pasep, mais de 4,5 milhões de pessoas poderão fazer o resgate de R$7,8 bilhões. Isso só será possível devido a uma medida provisória que estendeu os direitos dos trabalhadores mais velhos. Agora, qualquer pessoa com mais de 60 anos poderá tirar o benefício. Antes, a idade mínima era de 70 anos.
Fonte: Agência Brasil