Aposentado e pensionista necessitam fazer prova de vida até fevereiro de 2018

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estendeu até o dia 28 de fevereiro de 2018, o prazo final para que aposentados e pensionistas façam a comprovação de vida, que é uma exigência do Governo para continuar pagando o benefício.

Todos os beneficiários do INSS que recebem seus pagamentos em conta corrente, conta poupança ou cartão magnético devem provar que estão vivos pelo menos uma vez ao ano. Quem não cumprir essas medidas de segurança podem colocar a quantia em risco, podendo ter o benefício suspenso.

O Governo decidiu adiar a data para tal comprovação, que a principio acabaria no dia 31 de dezembro, tendo em vista que um alto número de pessoas não compareceram para fazer o procedimento.

Até novembro 6,5 milhões de segurados ainda não tinham feito a comprovação. Dos mais de 34 milhões de pessoas que recebem os benefícios do INSS, cerca de 28 milhões já realizaram o cadastro de vida. O INSS informou que as agências bancárias estão comunicando sobre a comprovação de vida por meio de mensagens nos caixas eletrônicos dos seus clientes.

COMO FAZER A COMPROVAÇÃO

Para comprovar a situação de vida o aposentado ou pensionista não precisa ir a uma agência da previdência. O beneficiário pode ir diretamente ao banco que ele saca o dinheiro, portando um documento pessoal com foto. Algumas agências bancárias também fazem a comprovação pela validação do sistema de biometria nos caixas eletrônicos.

Quem não puder ir até as agências bancárias por problemas de saúde ou locomoção pode realizar o procedimento por meio de um procurador cadastrado no INSS. Quem não reside no Brasil pode realizar a comprovação por um procurador, por meio de documento de prova de vida emitido por consulado ou preenchendo o Formulário Específico de Atestado de Vida para o INSS, que está disponível no site da Previdência.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.